Seds forma jovens do Socioeducativo em Mecânica de Motocicletas

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa durante aula do curso de mecânica de motocicletas (Fotos: Seds)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), capacitou 12 jovens da unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia, que concluíram o curso completo de Mecânica de Motocicletas, pelo Senai da Vila Canaã, em agosto. Foram 160 horas de estudo e prática sobre o veículo de duas rodas, da montagem à manutenção. A formação dos adolescentes faz parte do projeto de capacitação implementado no Sistema Socioeducativo, desenvolvido nas seis unidades do Estado.

Além de Goiânia, os Cases estão presentes em Anápolis, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Porangatu. São oferecidos cursos e oficinas diversas como eletricidade básica, barbearia, artesanato, música, horticultura, confeitaria, panificação e estamparia. As opções de formação levam em conta a empregabilidade do mercado e aspectos terapêuticos, como criatividade e sensibilidade. O objetivo é prevenir a reincidência criminosa.

Muitos cursos são ministrados por meio de parcerias com outras pastas do governo, como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria da Retomada e entidades do terceiro setor, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

SEDS- CASE
Interno e servidor preparam vegetais colhidos na horta do Case para distribuição aos familiares (Foto: Seds)

O curso de estamparia oferecido por uma confecção no Case de Anápolis oportuniza aos jovens o aprendizado do ofício com a possibilidade de serem contratados para atuar na estação de trabalho que funciona dentro da própria unidade. Além da experiência, o emprego proporciona renda aos jovens. Em outra área de conhecimento, recentemente, um adolescente que era auxiliar de cozinha no próprio Case, ao receber a progressão de medida socioeducativa e deixar a unidade, conseguiu emprego em um restaurante do Distrito Federal.

Outro exemplo de capacitação e aprendizado oferecido aos internos é o cultivo da horta nas unidades do Case. Os jovens aprendem sobre cultivo, tempo e colheita. Os resultados do plantio são compartilhados com os próprios familiares. Toda semana, durante as visitas, os jovens distribuem kits com folhagens, verduras e legumes.

Para proporcionar aos internos um caminho com novas oportunidades, ao longo de quase quatro anos foram implementados em todos os Cases, projetos e ações a fim de contemplar as necessidades dos adolescentes nas suas várias dimensões: física, educacional, profissional, emocional, social, cidadã. Na prática, isso significa uma rotina que envolve estudos, oficinas pedagógicas, atividades esportivas, culturais e de lazer, atendimento psicossocial, capacitação, vivências em grupo, participação familiar, interação com os servidores, incentivo ao desenvolvimento de habilidades individuais.

Para o titular da Seds, Wellington Matos, o Sistema Socioeducativo, hoje, atua de forma efetiva para a recuperação dos internos e sua reinserção na sociedade. “Capacitados profissionalmente, encaminhados para o mercado de trabalho, refeitos em muitos dos seus processos emocionais, eles voltam para o convívio em sociedade com outra perspectiva, transformados para construir nova história de vida”.