Operação mira conglomerado empresarial por crimes contra o consumidor

Ao final das diligências, foram cumpridos três mandados de prisão cautelar, bem como oito mandados de busca e apreensão domiciliar/empresarial, com consequente apreensão de dispositivos eletrônicos, documentos físicos e cártulas diversas

A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) deflagrou nesta quinta-feira (06/10) a Operação Broken Trust (Quebra de Confiança). A operação teve por objetivo o desmantelamento do conglomerado de empresas sob a denominação “Informédica do Brasil”, empresas do setor terciário, primordialmente voltada à manutenção de equipamentos de informática e aparelhos médicos, estéticos e veterinários.

Os envolvidos são investigados preliminarmente por crimes contra as relações de consumo, estelionato, associação criminosa, falsificação de documento, apropriação indébita e conexos que possam surgir dos preexistentes.

Verificou-se, após diligências, a existência de fatos delituosos envolvendo a supramencionada empresa, a qual propagandeava seus serviços através da internet, cooptando vítimas em todo o país. Eram ofertados fraudulentamente produtos e serviços os quais, mesmo ante pagamento integral, não eram realizados ou devolvidos aos clientes.

Nesse contexto, os investigados utilizavam da contínua criação de novas empresas, a fim de se esquivarem de suas responsabilidades. Dessa maneira, os valores recebidos eram acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos investigados em detrimento patrimonial das vítimas.

A investigação, com apoio de outras unidades especializadas, possibilitou a prisão dos investigados, a constrição patrimonial de valores e bens e apreensão de aparelhos telemáticos e documentos. Ao final das diligências, foram cumpridos três mandados de prisão cautelar, bem como oito mandados de busca e apreensão domiciliar/empresarial, com consequente apreensão de dispositivos eletrônicos, documentos físicos e cártulas diversas.