Estudantes do GoiásTec disputam 16ª Mostra Brasileira de Foguetes
Estudantes da 3° série do ensino médio do programa GoiásTec, extensão do Colégio Estadual Frederico Jaime, localizado na zona rural de Rio Verde, participarão da 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022, de 24 a 27 de outubro, em Barra do Piraí, cidade do interior do Rio de Janeiro.
Os alunos, que fazem parte da equipe Toca da Onça, foram selecionados por meio de uma disputa interna entre 17 turmas do programa GoiásTec. A equipe é formada pelos estudantes Luíza Vitória Silva, Sidney Analias e Pedro Henrique Vargas, sob a orientação do professor de Física e Matemática do programa, George Fontenelle, e da professora mediadora Adriana Aparecida da Silva, que ajudou na construção do foguete experimental.
Preparação
Com expectativa alta, o professor Fontenelle explica que durante a preparação dos alunos foram estudadas as disciplinas de Química, Física e Matemática. Ele conta ainda que o foguete precisa passar por ajustes e,para que tudo esteja organizado até a disputa, Fontenelle irá até a unidade escolar de Rio Verde para auxiliar os alunos pessoalmente.
“Nossa meta é chegar em 340 metros de distância, e eu acredito que, com os detalhes ajustados, a gente consiga ficar entre as três primeiras colocações. Mesmo competindo com pessoas que participam há muito tempo, nós buscamos alcançar um ótimo resultado”, ressalta ele.
Entusiasmo
Ansiosos para disputar a competição, os alunos também procuram atingir um lançamento com deslocamento prolongado do foguete. De acordo com Sidney Analias, sua equipe não estava tão esperançosa no início, entretanto, com o apoio dos professores, eles se sentem cada vez mais capazes de melhorar o produto final. “Agora só estamos aguardando ansiosos e esperançosos para ir ao Rio de Janeiro participar dessa competição”, destaca Luíza Vitória.
Sobre a Mobfog
A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é uma olimpíada aberta com foco na construção e lançamento de um foguete experimental feito por estudantes das redes pública e privada das zonas urbanas ou rurais.
Podem participar alunos do ensino fundamental ou médio. As categorias são divididas em quatro níveis de conhecimento, e a participação deve ser supervisionada por professores. As inscrições para participar da olimpíada são gratuitas e podem ser realizadas de maneira virtual.