Estudo destaca importância das agências e operadores turísticos para a Economia do Estado

As agências e operadores turísticos foram responsáveis por gerar uma receita de aproximadamente 500 mil reais aos cofres do estado. (Foto:

O VII Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás”, divulgado pelo Observatório da Goiás Turismo, destaca a importância das agências de viagens e operadores turísticos para o setor. Segundo o levantamento, a relevância do segmento para economia goiana é evidenciada quando se verificam os números da arrecadação do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS). De acordo com dados da Secretaria da Economia do Estado de Goiás, as agências e operadores turísticos foram responsáveis por gerar uma receita de aproximadamente 500 mil reais aos cofres estaduais, no ano de 2020. As agências de viagens respondem  por aproximadamente 80% desse valor.

O Boletim também traz números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(CAGED) dos últimos cinco anos. Devido à pandemia, Goiás apresentou saldo negativo no ano passado (-313). Em contrapartida, o segmento apresenta saldo positivo mensal desde outubro de 2020. Em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, o saldo passou de -3 para 33 empregos formais.

Segundo o estudo, com a vacinação as pessoas estão mais otimistas e planejando suas viagens futuras, bem como adquirindo pacotes de viagens. Isso indica que a retomada do setor deve acontecer nos próximos meses. Há grande expectativa em relação à retomada do nível de faturamento para um patamar similar ao período anterior à pandemia de Covid-19, mesmo que essa recuperação tende a ser sentida somente a partir do segundo semestre de 2021 e, mais fortemente, no primeiro semestre de 2022, quando parte considerável da população tiver sido vacinada.

Acesse todas as tabelas e análises de dados do VII Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás”