Mostra em memória de Adriana Rodrigues movimenta o Cine Cultura 

Iniciativa ocorre na sexta-feira (14/10) e vai exibir três filmes gratuitamente (Foto: Secult)

O Cine Cultura, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), realiza nesta sexta-feira (14/10), a partir das 18h30,  uma mostra gratuita de filmes em memória da cineasta Adriana Rodrigues. A ação é uma homenagem à diretora goiana, que foi vítima da Covid-19, em 2021. 

Os curtas ‘A Pedra’ e ‘Gertrudes e seu homem’ e o documentário ‘Benzeduras’, que foram produzidos e dirigidos por Adriana, estarão em cartaz durante a iniciativa. A programação ainda conta um coquetel e uma exposição de fotos tiradas pela diretora durante seus trabalhos, que ficará visível no hall do Centro Cultural Marietta Telles, localizado na Praça Cívica, em Goiânia. 

“A Secult está muito feliz em ajudar a realizar esse evento em homenagem a essa cineasta que deu tanto orgulho a nós, goianos. Ficamos honrados em rememorar a vida e obra de Adriana”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro.

Carreira
Adriana Rodrigues se formou em cinema e psicologia pela pela New York University em 2000. Na universidade, produziu e dirigiu seus próprios curta-metragens em 16mm e também participou da produção de outros filmes atuando em diversas áreas de produção.

Logo após finalizar os seus estudos, ela fundou a produtora Flô Projetos, em Goiânia, onde atuou como Produtora Executiva e também dirigiu, além de curta-metragens, vídeos documentários, institucionais e publicitários. 

Em 2009, a sua produtora foi classificada em nível regional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial pela produção do filme ´Benzeduras´.

A diretora também integrou o Conselho Estadual de Cultura de 2008 a 2011. Em 2012, recebeu o Diploma de Destaque Cultural do Ano pelas conquistas do curta-metragem Gertrudes e seu Homem. 

A cineasta faleceu no dia 18 de setembro de 2021, vítima da covid-19. Ela foi responsável por escrever e dirigir Gertrudes e seu Homem (2011), A Pedra (2014) e o pelo documentário Benzeduras (2008). Além disso, Adriana ainda foi produtora executiva do filme Dias Vazios (2019).

Serviço
Mostra em memória de Adriana Rodrigues 
Data: 14/10 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Cine Cultura 
Entrada Gratuita 

Programação:
18h30 – coquetel e exposição de fotos no hall do Centro Cultural Marietta Telles
19h30 – Exibição dos filmes: ‘A Pedra’ (curta), ‘Gertrudes e seu homem’ (curta ) e o ‘Benzeduras’ (documentário).