Policlínica de Formosa distribui medicamentos de alto custo

Policlínica em Formosa dá início à distribuição de medicamentos de alto custo (Foto: SES)

Moradores de municípios goianos das regiões do Entorno Sul e Entorno Norte do Distrito Federal não precisam mais se deslocar até Goiânia para obter os medicamentos do Componente Especializado distribuídos pela Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac). Isso porque, a partir desta segunda-feira (17/10), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) passa a oferecer esse serviço pela Policlínica Regional de Formosa.

“O paciente que tiver diagnóstico com alguma doença elencada dos componentes especializados vai abrir o processo na policlínica e, lá mesmo, vai buscar o medicamento”, explica o diretor-geral da Cemac Juarez Barbosa, Roney Pinto, que ainda esclarece que o tempo para receber o produto será de cinco dias úteis, a partir do momento em que o paciente abre o processo.

A descentralização do serviço já ocorre nas policlínicas de Posse, Goianésia e Quirinópolis. E a gerente de Assistência Farmacêutica da SES-GO, Gysella Santana, informa que o serviço será descentralizado também nas policlínicas de São Luís de Montes Belos e Cidade de Goiás. O treinamento ocorrerá ainda este ano. 

“A descentralização visa à melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde, facilitando o acesso dos pacientes que não precisarão viajar quilômetros para buscar a medicação na capital e terão acesso aos serviços clínicos farmacêuticos também oferecidos na policlínica”, reforça.

A Cemac distribui 148 tipos de medicamentos da lista de Componente Especializado, em 237 apresentações farmacêuticas para o tratamento de 102 tipos de doenças.  

Confira a lista dos medicamentos de componente especializado:
https://www.saude.go.gov.br/estrutura/outras-unidades/cemac-juarezbarbosa