Saúde capacita profissionais em Investigação de Surtos de Doenças Transmissíveis

Profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem participam do curso em Valparaíso de Goiás (Foto: Suvisa/SES-GO)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), realiza uma capacitação sobre Investigação de Surtos de Doenças Transmissíveis, em Valparaíso de Goiás, nesta semana.

O evento é destinado a profissionais de saúde da vigilância e assistência dos municípios da Regional de Saúde do Entorno Sul e acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, onde a capacitação é ministrada até a próxima quarta-feira (19), o evento teve início na segunda (17).

Os palestrantes são o epidemiologista Fabiano Marques e as especialistas em epidemiologia, Patrícia Borges e Paula Cristina. Eles utilizam estudos de caso das principais doenças transmissíveis em Goiás, como monkeypox, Covid-19, caxumba e síndrome mão, pé e boca. Eles também vão abordar etapas de investigação, definição de caso em surto e alertas para as doenças exantemáticas e paralisia flácida aguda.

“Ressaltamos a importância dessas capacitações para o aprimoramento dos profissionais de saúde para a detecção, investigação e monitoramento das doenças e eventos de interesse a saúde pública, com o propósito de eliminar cadeia de transmissão e fomentar dados epidemiológicos para a tomada de decisão dos gestores local, estadual e federal”, afirma a coordenadora de Educação e Comunicação em Saúde, Sylvéria de Vasconcelos Milhomem.

Texto: Isabela Melo