SES comunica início dos exames médicos periódicos para servidores de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) Central/GGDP/SG, comunica a realização dos exames médicos periódicos para os servidores da saúde, de 18 de outubro a 16 de dezembro. A Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SES divulgará as datas e os locais onde os servidores passarão pelos exames.
A avaliação dos servidores será realizada na clínica contratada para prestar o serviço (Popmed) ou no próprio local em que o servidor trabalha, de acordo com indicação feita pela chefia de cada unidade. “Algumas chefias indicaram ser possível a realização dos exames na própria unidade, mas outras informaram que não há instalações adequadas para a realização do atendimento médico ou realização de exames complementares”, explica a médica do trabalho do SESMT Central/SES-GO, Patrícia Montalvo Moraes.
Exames periódicos
O SESMT Central da SES-GO é responsável por gerenciar a realização dos exames médicos periódicos, os quais estão contemplados na Norma Regulamentadora (NR-7) Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO. Os exames também fazem parte da Política de Segurança e Saúde no Trabalho dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Goiás.
A submissão aos exames médicos periódicos é uma das ações previstas dentro da Política de Segurança e Saúde no Trabalho, instituída pelo artigo 19 da Lei 19.145/2015 e obrigação do servidor.
Os exames têm como um dos objetivos identificar possíveis alterações em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho, os agravos à saúde relacionados com a atividade laborativa e/ou com o ambiente de trabalho, bem como possibilitar a adoção de medidas de prevenção, vigilância aos ambientes de trabalho e promoção à saúde.
As informações dos exames periódicos representarão o perfil epidemiológico dos servidores públicos estaduais, o qual vai subsidiar o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, bem como de ações de vigilância aos ambientes e processo de trabalho.