Banco de Sangue do Hugol necessita de doadores de todos os tipos

Voluntária doa sangue na Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, onde os estoques estão baixos (Foto: José Ferreira Neto/Agir)

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques, sobretudo nos últimos meses, com a redução das doações.

Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones (62) 3270-6661/6662 ou pelo site http://ucthugol.hugol.org.br/RealBlood/agonline/.

Para passar pela entrevista pré-doação, os requisitos básicos são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, deve-se evitar a doação. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. Por fim, quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender 60 doadores por dia e dispõe de  horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. No sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados.

Texto: Kairo Queiroz