PLE: cadastramento e recadastramento terminam dia 31

Prazo para cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil vai até dia 31 de outubro (Foto: Seds)

O prazo para cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE), referente ao ano de 2022, vai até o próximo dia 31. A data limite está sendo antecipada de novembro para outubro para que Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) possa modificar e implantar um sistema mais moderno de pagamento do crédito.

Desde janeiro, os estudantes estão com acesso ao sistema para adesão e atualização de dados cadastrais, ininterruptamente, em uma ação inédita do Governo de Goiás em razão do calendário escolar atípico ocasionado pela pandemia da Covid-19. Este ano, 82 mil estudantes já efetuaram o procedimento.

O benefício concedido pelo Governo de Goiás garante 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta de casa à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo, ou seja, se o aluno não utiliza todos os créditos, no mês seguinte é depositada apenas a diferença para completar 48 viagens. O número de passagens leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino.

A cobertura de atendimento abrange os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Como fazer
Para alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br. Com a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário fica pronto em até 15 dias. O estudante é informado por e-mail e o cartão deve ser retirado na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição. A retirada deve ser agendada pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Em Anápolis, o estudante já cadastrado deverá procurar a instituição de ensino em que está matriculado para que ela envie a solicitação à Urban. Para aqueles que ainda não integram o programa, o cadastro é presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes. É necessário levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.

Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, que fica na Rua Tônico de Pina, Setor Central. Em Anápolis, todos os contemplados devem fazer a ativação do benefício junto ao governo, nas unidades do Vapt Vup, agendando pelo site www.vaptvutp.go.gov.br/agendamento.

Para mais informações, basta entrar em contato nos seguintes telefones: (62) 3201-9748 (Ligação/WhatsApp), (62) 98306-0294 (WhatsApp), 0800.648.2222 (Redmob).