Goiás Social leva educação e capacitação a famílias carentes
Os impactos do Goiás Social no Estado foi o tema do retorno da série de webinários com temas que visam discutir assuntos de interesse da agricultura familiar e outros segmentos rurais. A live foi transmitida nesta quarta-feira (19/10), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube. O assunto foi tratado pelo gestor do Goiás Social da Emater, Júlio César de Morais.
O Goiás Social é um programa criado pelo Governo de Goiás, que reúne várias instituições públicas, o que inclui a Emater, e que visa atender famílias goianas em situação de vulnerabilidade, além de englobar atividades como construção e reforma de moradias, capacitação profissional, crédito para microempreendedor, alfabetização de jovens adultos e muitas outras. “Ele é uma espécie de guarda-chuva, uma vez que tudo que o Governo faz na área social está conectado com o Goiás Social. Cerca de 20 órgãos estaduais estão envolvidos num mesmo objetivo: atender essa população”, explica Júlio.
Para atender a principal finalidade do Goiás Social, segundo explica o gestor, criou-se um subprograma, chamado Crédito Social, destinado à transferência de renda para pessoas que possuem interesse em empreender. “Ele foi criado para gerar oportunidades e reduzir as desigualdades sociais e econômicas, com ações de inclusão social e mecanismos de suporte financeiro, por meio da profissionalização e do empreendedorismo. São três pilares fundamentais”, elucida.
Júlio também explicou quais os critérios que as famílias precisam atender para serem beneficiadas pelo Crédito Social, como, por exemplo, participar de alguma capacitação oferecida pelos órgãos parceiros, ter inscrição atualizada no Cadastro Único e estar em situação de vulnerabilidade (extrema pobreza, pobreza e baixa renda).
De acordo com o gestor, a maioria dos contemplados pelo Goiás Social encontram-se localizados no nordeste goiano. Lá, além do Crédito Social, foram implantados outros programas de auxílio social, como o Produzir Brasil e o Fomento Produtivo. “Nós estamos conseguindo integrar algumas políticas públicas no intuito de beneficiar o máximo possível essas comunidades”, completa.
Na live ainda foram ressaltadas algumas etapas fundamentais que garantem o envolvimento do público com o programa, como a mobilização e a certificação dos participantes.