HGG realiza mutirão de cirurgias e zera fila de procedimentos bariátricos

Médicos do HGG na realização de um dos 25 procedimentos bariátricos previstos para até o fim de outubro (Foto: Suzana Meira | Idtech)

Em celebração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado no dia 11 de outubro, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza um mutirão de cirurgias bariátricas e metabólicas para pacientes que aguardam pelo procedimento com objetivo de controlar a obesidade e o diabetes.

As cirurgias de grande porte começaram no dia 15 de outubro. Até o fim do mês, serão realizados 25 procedimentos,, zerando a fila de espera dos usuários da unidade. 

O Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGG já realizou mais de 970 procedimentos desde 2012, início da gestão do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que administra o hospital.

Já o Serviço de Cirurgia Metabólica do HGG foi lançado em 2018, tornando a unidade o primeiro hospital público do estado na realização desse tipo de atendimento. Até então, já foram realizados 172 procedimentos metabólicos.

O hospital ainda conta com o Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), reestruturado em 2013, que tem uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, médicos cirurgiões bariátricos, pneumologistas, cardiologistas e psiquiatras.

O HGG também dispõe do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), inaugurado em junho de 2018, oferecendo acompanhamento multidisciplinar com propósito de evitar complicações decorrentes do diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

No HGG, a cirurgia bariátrica é indicada aos pacientes que, por meio do tratamento clínico, não obtiveram sucesso no controle de peso. Outras comorbidades, como colesterol alto, esteatose hepática (gordura no fígado) e hipertensão, são fatores que reforçam a sugestão da cirurgia ao paciente.

Critérios
Para realizar a cirurgia metabólica, o coordenador do Serviço de Cirurgia Metabólica do HGG, médico Paulo Reis, explica que o paciente precisa atender a alguns critérios. “A cirurgia é indicada aos pacientes diabéticos que já estão inseridos no PCCO do HGG. Avaliamos a idade, peso, indicie de massa corporal, comorbidades já existentes, histórico cardiovascular, além de hábitos alimentares e a realização de atividades físicas”.

Por fim, o profissional ressalta que o HGG é o único hospital público, em Goiás, que realiza esse procedimento método seguro e eficaz pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A paciente Rosamir Florencio da Silva Freitas fez a cirurgia metabólica em 2020 e disse que foi uma experiência única. “Nunca imaginei vivenciar essa oportunidade. Foi de grande importância em minha vida. Foi como se eu tivesse renascido. Eu recomendo muito essa cirurgia para quem tem diabetes. Tenho várias amigas que também fizeram o procedimento e estão bem”, garante.

“O tratamento multidisciplinar do HGG é perfeito. Eu sou a prova viva de que essa cirurgia funciona. Depois que saí do hospital, não tomei mais nenhum medicamento para diabetes. Me sinto maravilhosa, o corpo está mais flexível, minha autoestima está melhor, até o meu quadro de depressão melhorou. Meu organismo está funcionando muito bem”, destacou Rosamir.