Secretário de Saúde de Goiás debate projetos do Proadi SUS no Conass

Secretário da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, durante debates sobre projetos do Proadi SUS, em Brasília

Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, compõe a mesa da 10ª Reunião do Comitê Gestor do Proadi-SUS, realizada na quinta-feira (20/10), em Brasília, de avaliação de projetos estratégicos para a evolução da assistência em saúde pública no País. 

“Esses projetos, definidos com o Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), apoiam os municípios e Estados na capacitação de recursos humanos, na pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias ou na gestão e assistência especializada”, explica Sandro Rodrigues. 

Criado em 2009, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde (MS). O objetivo é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos que alcançam Estados e municípios, segundo critérios definidos pelo MS.

Goiás aderiu a um dos projetos liderados pelo Hospital Israelita Albert Einstein que prevê a teleconsulta com médicos especialistas, na Atenção Primária em Saúde (APS), beneficiando diretamente os pacientes e ainda, fomentando a capacitação contínua de médicos da APS nos municípios selecionados.

Da mesma maneira, está em andamento um projeto para o desenvolvimento da gestão de programas de residência e da preceptoria no SUS, com ênfase na integração ensino e serviço, em parceria com o Hospital Sírio Libanês. 

E ainda o projeto Planifica Goiás, um instrumento de gestão que tem como objetivo apoiar o corpo técnico das secretarias Estadual e Municipais de Saúde na organização dos processos da atenção básica de saúde, que recebe a parceria, além do Hospital Albert Einstein, da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência.

Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial