Carreta de prevenção atende servidoras da Seduc e CGE

Carreta tem capacidade para realizar 34 mamografias e 34 exames citopatológicos por dia (Foto: Iron Braz)

Ao longo do mês de outubro, as carretas de prevenção ao câncer de mama e câncer do colo de útero percorreram o Goiás beneficiando mulheres que muitas vezes têm dificuldade para realização dos exames.

Na esteira da campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) disponibilizará, durante esta semana (31 de outubro a 4 de novembro), com exceção do feriado do dia 2, exames para as servidoras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Controladoria Geral do Estado (CGE).

“Aliar saúde, educação e controladoria reforça o compromisso do governo estadual no cuidado à população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues. 

O secretário diz que a parceria permite alertar sobre o Outubro Rosa e trazer pra perto o cuidado com a saúde em relação ao câncer de mama e do colo de útero. “Nós chamamos essas doenças de preveníveis. O exame feito no momento certo dá uma chance muito maior de ter cura do problema que porventura possa aparecer”.

Além dos exames na carreta, os servidores em geral terão disponíveis vacinas contra Covid e Influenza, para atualização de cartões e Práticas Integrativas com auriculoterapia e homeopatia da dengue.

Carreta da prevenção
A carreta tem capacidade para realizar 34 mamografias e 34 exames citopatológicos por dia. As servidoras farão agendamento na Seduc e visitantes do local poderão também participar das atividades promovidas pelo Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), como a auriculoterapia e homeopatia da dengue.

Durante o mês, na campanha Outubro Rosa, seis carretas das Policlínicas Estaduais de Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, São Luís de Montes Belos e Cidade de Goiás passaram, pelo menos, quatro dias em vários municípios goianos das macrorregiões de saúde. Ao todo, foram realizados nas carretas, entre os dias 3 e 26 de outubro, 2.284 exames de mamografia e 1.703 exames citopatológicos.