Estado orienta municípios a criarem conselhos da juventude

O objetivo é que os municípios estejam alinhados com o Conselho Estadual da Juventude e o Conselho Nacional de Juventude. (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), orienta os municípios quanto à importância de serem criados no âmbito municipal os Conselhos da Juventude. O objetivo é que todos os 246 sejam representados para que estejam alinhados com o Conselho Estadual da Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, para debater todos os temas referentes a esse público.

Os conselhos têm como atribuições formular e propor diretrizes voltadas às políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Na Seds, a Superintendência da Criança, do Adolescente e da  Juventude é a responsável pelas políticas públicas destinadas aoa jovens. O Conselho Estadual da Juventude é vinculado à Seds.

A gerente de Políticas Públicas de Juventude, Cejanne Ribeiro, explica que são os conselhos da juventude que ajudam os governos a criarem e promoverem as políticas públicas destinadas aos jovens.  “É neles que os representantes da juventude organizada conhecem as necessidades comuns e as trazem para o governo criar e implantar as soluções”, diz ela.