Saúde capacita para atendimento a dengue, chikungunya e zika

Treinamento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde atualiza profissionais que atendem pacientes com doenças provocada pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: SES-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promove seminário com o propósito de atualizar profissionais de todo o Estado que atuam na linha de frente do atendimento às vítimas de dengue, chikungunya e zika. O treinamento, denominado Qualificação em Manejo Clínico de Arboviroses, será realizado nesta terça-feira (08), com foco em adultos, e no dia 17 de novembro, com atenção especial ao manejo clínico em crianças. Haverá transmissão pela plataforma Zoom, a partir das 10 horas, aberta à participação dos servidores de todos os municípios goianos.

O coordenador de Dengue, Chikungunya e Zika da SES-GO, Murilo do Carmo, informa que estão convidados a participar do seminário: os integrantes do programa Estratégia de Saúde da Família, que atuam na linha de frente para a identificação de casos e repasse de informações sobre as arboviroses, e os médicos que atuam na ponta, no tratamento da doença, em especial no desenvolvimento do manejo clínico.

O evento está sendo promovido em um momento estratégico, no período chuvoso, quando normalmente ocorre o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya. Neste ano, foram confirmados 175.358 casos de dengue em Goiás, o que representa um avanço de 306,47% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já os casos de chikungunya tiveram aumento de 396% e os de zika, de 212,7%.

Murilo do Carmo destaca que, por meio da realização do seminário, a SES-GO se propõe a qualificar toda a rede de atendimento no Estado. No treinamento também serão abordados os temas: Exames Realizados no Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) e Vigilância Epidemiológica. O conteúdo relacionado ao manejo clínico será ministrado pela médica infectologista Josela Palmeira Pacheco.