ETE Rio Claro de Jataí terá tecnologia de ponta em tratamento de esgoto

A ETE Rio Claro também contará com um sistema de secagem solar do lodo gerado no tratamento, que permite a redução significativa da umidade e, consequentemente, da massa do resíduo (Foto: Saneago)

A Saneago e a BRK Ambiental implementaram, na Estação de Tratamento de Esgoto Rio Claro, uma nova tecnologia para aumentar a eficiência da unidade: o método SBR – Sequencing Batch Reactor ou Reator Sequencial em Bateladas.

Esta tecnologia, além de aumentar a eficiência do sistema, irá promover a redução de odor na unidade e possibilitar a operacionalização facilitada. No total, cerca de R$ 20 milhões serão investidos na modernização da estação, que deverá permitir o tratamento de 272 litros de efluentes por segundo. Hoje, 94 mil pessoas em Jataí são beneficiadas com esgotamento sanitário. Com a modernização da ETE, ela conseguirá acompanhar o crescimento populacional das próximas duas décadas.

Melhorias

Atualmente, a ETE Rio Claro possui um sistema de tratamento de esgoto secundário, que se propõe a remover a matéria orgânica. Ele inclui o gradeamento manual, uma caixa de areia com dois módulos em paralelo e um poço que eleva o efluente bruto por meio de uma linha de recalque até a lagoa em operação – etapas que estão em processo de modernização, com sistemas de gradeamento e remoção de areia mecanizados. Para manter a eficiência do tratamento durante o período de obras para implantação da nova tecnologia, foram instalados aeradores na lagoa, que auxiliam na decomposição da matéria orgânica.

Já o SBR é um sistema terciário, com tecnologia de ponta, capaz de remover matéria orgânica e nutrientes, e permitir desinfeção microbiológica. É um sistema de tratamento que apresenta alta eficiência na remoção de poluentes, utilizando, basicamente, lodo ativado para realizar o tratamento. Neste processo, vários eventos ocorrem em um único tanque. Os eventos são separados por tempo, o que torna mais fácil para os operadores alterar a programação ou a duração de cada etapa.

A ETE Rio Claro também contará com um sistema de secagem solar do lodo gerado no tratamento, que permite a redução significativa da umidade e, consequentemente, da massa do resíduo. Desta forma, ele é transformado em grânulos, que podem ser utilizados em aplicações agrícolas, como fertilizantes, ou combustível em tratamento térmico.

Avaliação

Durante visita à ETE Rio Claro para conhecer a tecnologia, o secretário de Meio Ambiente de Jataí avaliou positivamente a implantação da nova tecnologia. “Estou bastante impressionado com o trabalho de melhoria do tratamento de esgoto de Jataí. Nossa expectativa é excelente, graças à modernização que vem sendo realizada na ETE, ela terá capacidade de atender nossa população e de acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 20 anos”, afirmou Creso Vilela.

O secretário também frisou a estreita relação entre o saneamento e a saúde pública.“Podemos perceber isso nos postos de saúde, onde as doenças causadas pela falta de esgotamento sanitário deixaram de existir, o que é fantástico”, afirmou. Em tempo, a BRK ambiental é a subdelegatária da Saneago para operação e ampliação dos serviços de esgotamento sanitário em Jataí, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Trindade.