Vila Cultural Cora Coralina ganha murais de grafite

Grafite dá vida a paredes da Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia: união entre arte e arquitetura. Acima, imagem de uma das obras do artista goianiense Deneri (Fotos: Secult-GO)

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade do Governo de Goiás vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ganhou dois murais de grafite de artistas goianos. Com cores vivas e traços bem definidos, as obras fazem parte do projeto piloto “A Vila é nossa”, que tem o objetivo de promover a utilização do espaço, sede de diversos eventos e exposições de arte locais e nacionais.

A ideia partiu do artista Santhiago Selon, que assinou uma exposição no local em maio deste ano. Ele executou um mural recheado de formas geométricas, sua marca registrada. “Foi uma chance de dar continuidade ao trabalho da minha exposição, saindo do espaço propriamente expositivo e ocupando um espaço da arquitetura do centro cultural, que é um local com o qual me identifiquei muito e que me instigou bastante”, destacou.

Na sequência, foi a vez do artista Deneri fazer um mural em homenagem à poetisa que dá nome à Vila. Além do rosto de Cora Coralina, o grafiteiro também trouxe elementos que remetem à cidade de Goiás, onde a escritora passou boa parte da vida. “Quis trazer um pouco dessa regionalidade para o centro de Goiânia. Eu, como artista e mensageiro de pensamentos, resolvi trazer essa poética de Cora Coralina junto com minha linguagem visual”, disse.

O mural com formas geométricas está exposto nas escadarias da Vila Cultural desde maio deste ano, obra do artista Santhiago Selon

Os murais estão localizados na escadaria da Vila Cultural, na Avenida Tocantins, e terão exposição temporária. “O mural do Selon (na imagem acima) deve ficar até o primeiro trimestre de 2023 e o do Deneri, até junho do ano que vem. Depois vamos estudar a possibilidade de receber novos projetos de intervenção artística nessas paredes”, explica o coordenador da unidade, Gilmar Camilo.

Sobre os artistas

O artista goianiense Deneri começou a desenvolver trabalhos em grafite em 2013. Foi selecionado para participar do Street Of Styles – Encontro Internacional de Graffiti, em Curitiba (PR) e representou a cultura goiana no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), em 2018. Em concurso promovido pelo Aeroporto de Brasília, em 2019, foi selecionado entre os 10 artistas finalistas dentre cerca de 2.500 participantes. Em 2021, expôs seu trabalho na Casa Cor Goiás e representou Goiás no Meeting Of Styles Brasil, em Palmeiras (PR).

Santhiago Selon é outro artista atuante na arte contemporânea. Em maio deste ano, realizou a exposição individual Provisório, na Vila Cultural. Selon executou inúmeros murais de grandes dimensões em fachadas de instituições públicas e privadas em Goiás e no Brasil e possui cerca de 20 exposições, entre individuais e coletivas, em seu currículo. Seu trabalho faz parte de importantes coleções particulares e públicas, como o Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Centro Cultural UFG.