Seds promove 4ª edição do Dignidade na Rua

O evento é preparado para atender 300 pessoas. Desta vez, os serviços ofertados incluirão requisição de benefícios e aposentadoria pelo INSS, demandas como o Casa Amarela e Financiamento Estudantil (Fies) (Foto: Seds)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promove, no próximo dia 22 de novembro, das 14 às 20 horas, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia, a quarta edição do projeto Dignidade na Rua.

Desta vez, os serviços ofertados pela administração estadual, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, entidades e sociedade civil a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, incluirão requisição de benefícios e aposentadoria pelo INSS, demandas junto à Caixa Econômica Federal, como o Casa Amarela, e Financiamento Estudantil (Fies), dentre outras inovações.

Com mais serviços públicos e mais parceiros, a exemplo da Justiça Federal, o evento está sendo preparada para atender cerca de 300 pessoas, sendo que muitas delas costumam desfrutar de vários atendimentos no dia. Além das já praticadas emissões de documentos, encaminhamentos para vagas de emprego, serviços em saúde e distribuição de refeições e de roupas, esta edição também trará o programa Pai Presente, para reconhecimento de paternidade, orientações referentes ao Auxílio Brasil e CadÚnico, acesso a medicamentos e agendamento de consultas médicas e cirurgias.

A Seds, responsável pela coordenação e realização do projeto, vai disponibilizar novamente a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de corte de cabelo. Quem precisar fazer carteira de identidade, será atendido pela Polícia Técnica Científica. E quem quiser encontrar uma vaga de emprego, a Secretaria da Retomada estará presente com várias opções de trabalho.

Mais uma vez, haverá vacinas, testes de HIV e sífilis e curativos. Demandas jurídicas,  incluindo retificação de prenome e gênero de pessoas transgênero, ficarão por conta da DPE, junto com outros serviços que ela levará. Quem for ao evento também poderá fazer três refeições, incluindo almoço, lanche e jantar, doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Associação Tio Cleobaldo e Ceasa. O evento será encerrado com uma programação cultural.

SEDS- DIGNIDADE NA RUA 1

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público de Goiás (MPGO), estará à disposição para ajudar quem deseja encontrar algum parente em qualquer parte do país. O MPGO ainda fará a distribuição de um folheto com informações sobre diversos serviços voltados à população de rua e em condição de vulnerabilidade, como locais fixos para se alimentar, dormir e emitir documentos. E ainda, canais de denúncias de violência, meios de se obter cuidados com a saúde e serviços socioassistenciais,

O secretário Wellington Matos destaca a dimensão que o Dignidade na Rua vem ganhando, desde a sua primeira edição, em abril deste ano. “A cada evento, novos parceiros, novos serviços, demonstrando que a realidade da população de rua e pessoas vulneráveis é uma questão que diz respeito a todos e, quando todos se unem, os resultados são evidentes, viabilizando novas oportunidades para a vida”, afirma Matos.

As três edições anteriores do Dignidade na Rua foram realizadas na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, no mês de abril; na Praça do Trabalhador, em agosto; e no Cepal do Setor Sul, em setembro.

Serviços disponíveis
– Segunda via de certidões  de nascimento, casamento e óbito (Seds)
– Emissão de documento de identidade (Polícia Técnica Científica)
– Vagas de emprego e cursos (Secretaria da Retomada)