Inscrições para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser feitas até dia 30

Edição busca valorizar o papel dos professores e o seu trabalho colaborativo com as turmas

Professores das redes públicas estaduais, municipais e federal podem se inscrever na sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa até o dia 30 de abril. A iniciativa, que é uma parceria entre o Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas por meio de ações de mobilização para a formação continuada.

Neste ano, o programa traz um novo formato, com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. O professor inscrito deverá desenvolver as atividades indicadas nos Cadernos Docentes em sua escola, tendo como base o tema “O lugar onde vivo” e o gênero indicado em sua categoria de inscrição.

No segundo semestre, os professores deverão postar no ambiente virtual da Olimpíada um relato de prática reflexivo, acompanhado de produções textuais e/ou audiovisuais da turma e um registro do trabalho realizado (fotografia, vídeo, áudio). Reunidos, esses materiais vão contar a história do percurso da turma e irão concorrer à premiação.

O processo de seleção terá cinco etapas ao total: escolar, municipal, estadual, semifinal e final. As 20 melhores produções avaliadas na etapa final serão premiadas com certificados, além de um notebook e mouse para o professor e um tablet para o estudante.

A escola e a Secretaria de Educação dos vencedores também serão premiadas com uma placa de homenagem e um acervo para a Biblioteca escolar, com títulos a serem definidos pela organização do concurso.

Os professores interessados em participar da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa devem se inscrever até o dia 30 de abril, no site https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso#tag4.

Competidores goianos na OLP

Os estudantes da rede estadual de Educação de Goiás foram destaque nas edições anteriores da Olímpiada de Língua Portuguesa. Na 6ª edição, realizada no ano de 2019, duas duplas goianas, compostas por professor e aluno, foram classificadas para a etapa final e competiram pelo prêmio nacional.

Na edição anterior, realizada no ano de 2016, a então estudante do Centro de Educação de Jovens e Adultos Filostro Machado Carneiro, Brenda de Souza Soares, foi a grande vencedora da categoria artigo de opinião com o texto “O Palco Caldas Country além dos shows e águas quentes”. Na oportunidade, tanto Brenda quanto a sua professora, Elisabete Ottobeli receberam a medalha de ouro, um notebook e uma impressora.