Mais de 200 pessoas em situação de rua são atendidas em evento da Seds

Wallison Silva da Costa tem 21 anos e está há dois anos em situação de rua. No Programa se inscreveu para entrevista de emprego. “Acho que vai dar certo. E assim eu vou conseguir pagar um lugar novamente pra morar e recomeçar a vida”, disse (Foto: Seds)

A 4° Edição do Programa Dignidade na Rua atendeu mais de 200 pessoas em situação de rua, nesta terça-feira (22/11), no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. A ação é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), e visa levar oportunidades para esse público que vive em vulnerabilidade. 
“O Governo do Estado tem levado seus serviços para os que mais precisam. Com a colaboração de inúmeros parceiros neste trabalho, conseguimos chegar a pessoas que tiveram a vida transformada a partir de atos simples, como confecção de documentos e encaminhamento para o trabalho”, destaca o titular da Seds, Wellington Matos. 
O senhor Roberto Nunes, de 58 anos de idade, está há mais de 40 desses nas ruas. Ele teve atendimento médico, tomou vacinas e recebeu roupas. “Perdi minha mãe ainda menino e nunca consegui organizar a vida. Por isso vivo nas ruas. Mas eu sou feliz. A gente tem que ser. Hoje eu aproveitei e fiz o que estava precisando”, afirmou. 

Wallison Silva da Costa tem 21 anos e está há dois anos em situação de rua. No Programa se inscreveu para entrevista de emprego. “Acho que vai dar certo. E assim eu vou conseguir pagar um lugar novamente pra morar e recomeçar a vida”, disse. 

O Programa conta hoje com a parceria do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública da União, da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás, da Prefeitura de Goiânia, da ONG Tio Cleobaldo, da ONG Banho Solidário, da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Retomada e da Secretaria de Saúde do Estado. 

Dentre os serviços oferecidos estão emissão de documentos pessoais, inscrições em cursos profissionalizantes gratuitos, encaminhamento para entrevistas de emprego, requisição de aposentadoria pelo INSS, assistência jurídica, vacinas, testes de IST’s, ambulatório médico, banho, doação de roupas e alimentação. 

Para os que precisam de endereço fixo para realização de cursos, entrevistas de emprego e requisição de aposentadoria, há o encaminhamento para Casa da Acolhida. Dependentes químicos que aceitam tratamento também podem recorrer às comunidades terapêuticas, parceiras do Dignidade na Rua.