Celgpar busca parcerias para o leilão ANEEL

Empresas interessadas nesta parceria devem se manifestar e apresentar proposta, conforme termos do Chamamento Público 001/2022, sendo que a data limite para recebimento das proposições será no próximo dia 30 de novembro

A Companhia Celg de Participações – Celgpar, decidiu buscar parcerias empresariais, por meio de Chamamento Público, com vista a participar do Leilão nº 2/2022 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. O Certame, marcado para 16 de dezembro na sede da B3, em São Paulo, é composto por 6 lotes individuais.

A Celgpar era a holding controladora da Celg Transmissão até outubro do ano passado, quando em leilão na B3 conseguiu vendê-la por R$ 1,977 bilhão, o que representou mais de 80% acima do valor mínimo, que era de R$ 1,097 bilhão. As linhas de transmissão foram arrematadas pela empresa EDP-Brasil.

“A Celgpar hoje opera pequenas usinas de geração de energia e é acionista de transmissoras de energia dentro e fora de Goiás, como Firminópolis Transmissão (GO) e Pantanal Transmissão (MS), dentre outras, e está, neste momento, investindo na edificação de três usinas de energia fotovoltaica e, complementarmente, em parcerias com entes públicos busca soluções energéticas sustentáveis, como a parceria recém firmada com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Porém, temos uma expertise em redes de transmissão que precisa ser aproveitada e que pode deixar a companhia cada vez mais sólida e rentável para o seu acionista majoritário, o Governo de Goiás”, explica o presidente da empresa Fernando Navarrete.

A publicação do Chamamento Público 003/2022 tem por objetivo permitir aos interessados enviar propostas para firmar parceria com a Celgpar, visando a participação no Leilão nº 2/2022 – ANEEL, para quaisquer dos lotes, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI. Por questões estratégicas a diretoria da CelgpPar não revela em quais lotes tem interesse e, neste momento, procura constituir parceria para Construção, Operação e Manutenção de Instalações de Transmissão da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Poderão participar deste Chamamento Público empresas privadas ou estatais, detentoras de projetos e/ou oportunidades de negócio, e/ou Empresas Investidoras, Instituições Financeiras e Fundos de Investimento em Participações (FIPs), isoladamente ou reunidos em consórcio, interessados em constituir parcerias com a CELGPAR, ou fornecer bens e prestar serviços para a implantação de empreendimentos de energia elétrica listados no edital para o Leilão nº 2/2022 – ANEEL.

Empresas interessadas nesta parceria devem se manifestar e apresentar proposta, conforme termos do Chamamento Público 001/2022, sendo que a data limite para recebimento das proposições será no próximo dia 30 de novembro. Para maiores informações sobre a documentação prevista neste chamamento público os interessados devem acessar o sitio da Celgpar (https://celgpar.com/Sala.aspx?102).

“Queremos aproveitar todo o know-how, a estrutura de operação e a capacitação do potencial humano de trabalho existente na companhia, no entanto, estamos convencidos que estabelecendo parcerias com outras empresas, podemos chegar mais fortalecidos para a disputa pública deste leilão”, pontua o diretor técnico e comercial da empresa, Otaviano Neto.