Caiado recebe relatório sobre convênio entre Goiás e UFG para manutenção dos Cotecs

“Enquanto for governador, teremos essa parceria total com as universidades”, declarou Caiado na assinatura do convênio. A parceria reformulou a grade de cursos para adequar qualificação e capacitação profissional

O governador Ronaldo Caiado recebe da Secretaria da Retomada, nesta quinta-feira (24/11), às 9h, um relatório com as ações, aquisições e resultados do primeiro ano de convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), a UFG realiza a administração e operacionalização dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), Unidades Descentralizadas de Educação Profissional e Inovação (Udepis) e Arranjos Produtivos Locais (APLs), responsáveis pela oferta de educação profissional via Cotec.

Na ocasião, serão entregues 17 carros e uma camionete para os Colégios Tecnológicos. Para prestação de contas do convênio, o governador recebe os secretários César Moura (Retomada) e Adriano da Rocha Lima (Governadoria), a reitora da UFG, Angelita Pereira Lima, a diretora da Fundação RTVE, Silvana Coleta, e representantes do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Convênio

Em agosto de 2021, o governador Ronaldo Caiado assinou, , no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a gestão compartilhada das seis Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) e dos 17 Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs).

“Enquanto for governador, teremos essa parceria total com as universidades”, declarou Caiado. A partir do compromisso firmado, será possível reformular a grade de cursos para adequar qualificação e capacitação profissional de acordo com as potencialidades dos municípios em que eles estão inseridos. E, ainda, explorar melhor a vocação econômica de cada região.

Caiado afirmou que caminhar junto à UFG nessas mudanças é uma estratégia que fortalece o ensino goiano. “O governo tem sempre que recorrer às cabeças pensantes”, disse durante a celebração do acordo. “A formação dos nossos jovens é o que existe de mais importante”, pontuou.

Perfil
Os Cotecs oferecem, gratuitamente, cursos técnicos, de qualificação e capacitação. São 17 unidades, sendo duas em Catalão e uma em Goiânia, Anápolis, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Uruana, Porangatu, Cristalina, Formosa, Goiatuba, Caiapônia, Palmeiras de Goiás, Santa Helena de Goiás, Piranhas e Goiás. Durante a pandemia, moradores dos 246 municípios goianos passaram a ter acesso ao conteúdo via sistema de ensino a distância (EaD). O objetivo é garantir que trabalhadores goianos estejam aptos a ocupar vagas no mercado de trabalho.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado recebe relatório sobre convênio entre Estado e UFG para manutenção de Colégios Tecnológicos

Quando: Quinta-feira (24/11), às 9h

Onde: Palácio das Esmeraldas, Salão Verde, Praça Cívica, Setor Central, Goiânia (GO)