Saúde oferece cursos em práticas integrativas complementares

Auriculoterapia é uma das práticas integrativas disponível na rede pública e oferecida no Telessaude (Foto: arquivo/SES-GO)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) oferece teleconsultoria e cursos na área de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) para profissionais da saúde interessados em colaborar com o atendimento público, seja nas unidades, seja como colaboradores nos mutirões e eventos da saúde.

O Curso de Auriculoterapia Básico e Avançado, em parceria com o Telessaúde da Universidade Federal de Goiás (UFG), propõe formar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em auriculoterapia chinesa. Da mesma forma, está disponível na Plataforma do Telessaúde o curso de plantas medicinais e fitoterapia, com realização completamente on-line (veja abaixo como participar).

Ambos Cursos seguirão constantemente na plataforma Telessaúde, com duração de quatro meses. Já o curso Supervisão Clínica em Terapia de Florais de Bach no SUS será realizado em encontros quinzenais, também on-line, às quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.

Os encontros estarão disponíveis até novembro de 2023 e terão como pré-requisito a certificação em curso Terapia de Florais de Bach. Novos participantes podem chegar a qualquer momento.

Encontro estadual

A Coordenação de Práticas Integrativas Complementares da SES-GO se prepara ainda para a realização do 1º Encontro Estadual de Práticas Integrativas, no dia 9 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório Escola de Saúde de Goiás em Goiânia – o evento também via ser transmitido pelo You Tube.

O evento abordará os temas Política e Implantação das PICS – Desafios e Oportunidades e contará com Acolhimento Vivencial Integrativo, Experiências de Práticas Integrativas dos Territórios e Projeto de Implantação/Implementação de PICS nos Municípios.

Como se inscrever no Telessaúde:

1 – Acesse: https://tele.medicina.ufg.br/Auth/Cadastrar

2 – Escolha Telessaúde e clique em avançar

3 – Escolha Profissionais de Saúde ou Outros e clique em avançar e acrescente todos dados.

4 – Aguarde: o cadastro fica bloqueado até a liberação do Telessaúde

5 – Após o cadastro, acesse  https://tele.medicina.ufg.br/Cursos, entre na plataforma com o e-mail de cadastro, login e senha, e faça a inscrição.

O link de inscrição para Supervisão Clínica em Terapia de Florais de Bach: https://forms.gle/ExMwXfaNLu567oBV9

Mais informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelo telefone/WhatsApp: (62) 3209-6562 ou e-mail: contato@telemedicina.med.br

Texto: Yara Galvão/Comunicação Setorial