Caminhada reúne centena de pessoas pelo enfrentamento à violência contra mulher

Caminhada promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social reuniu mais de 300 pessoas no Centro de Goiânia (Foto: Seds)

A caminhada promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) reuniu mais de 300 pessoas no Centro de Goiânia pelo enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (25/11), data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Laranja, de conscientização e promoção de trabalhos relacionados ao tema.

A ação integra o calendário de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e contou com a parceria da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Secretária da Retomada e do Comitê Gestor da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do qual fazem parte o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o Tribunal de Justiça do Estado, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado, a Secretaria de Estado de Educação dentre outros. 

O trajeto foi da Praça do Trabalhador até a Praça Cívica, onde foram oferecidos diversos serviços ao público feminino. Entre eles, a orientações prestadas pela Delegacia da Mulher (Deam), Patrulha Maria da Penha e Defensoria Pública do Estado (DPE), serviços de Registro Civil, com emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, averbação de divórcio, distribuição de absorventes e corte de cabelo, oferecidos pela Seds, inscrições nos cursos profissionalizantes dos Colégios Tecnológicos, sob a coordenação da Secretaria da Retomada, e distribuição de enxoval para gestantes, pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). 

“É ação de extrema importância dentro do calendário dos 21 dias de ativismo. A conscientização e mobilização em torno do tema devem ser constantes. Nosso trabalho deve ser diário enquanto a violência ainda assombrar a sociedade”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.