Governo participa de comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

(Imagem: Seds)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) participa, nesta quinta-feira (01/12), das 8 às 12 horas, na Faculdade Senai Ítalo Bologna, da ação Emprego Apoiado – Conquistas de Direitos das Pessoas com Deficiência, promovido pelo Fórum Goiano pela Inclusão no Mercado de Trabalho (Fimtpoder).

A programação do evento, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro, reúne várias atividades voltadas para esse público, incluindo desde emissão de documentos, oferta de vagas de emprego e vacinação.

A Seds fará a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de Passaporte do Idoso, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Carteira de Identificação do Autista. Os números dos serviços prestados pela Seds traduzem a prática da atual gestão do estado de uma política de inclusão e acesso à cidadania para esse público.

De janeiro de 2019 a novembro de 2022, foram confeccionadas 6.566 carteirinhas do Passe Livre da Pessoa com Deficiência e 2.753 de Identificação do Autista. O Passaporte do Idoso, somando pessoas deficientes e não deficientes, já alcançou a marca de 27.967 emissões nesses quase quatro anos. A Seds também atua nos Feirões de Emprego, realizados pela Secretaria da Retomada, com a oferta de vagas para pessoa com deficiência, contactando entidades da área e disponibilizando transporte para condução até o local dos feirões.

Para o secretário Wellington Matos, toda e qualquer ação de inclusão para pessoas com deficiência é importante, sendo que aquelas voltadas à empregabilidade têm um valor especial. “Temos mais de 17 milhões de brasileiros nesta condição e precisamos vencer o preconceito por todos os lados, sendo que a inclusão no mercado de trabalho reflete em várias outras áreas, já que significa emancipação profissional e financeira para essas pessoas”, avalia Matos.

Fórum
O Fimtpoder, criado no ano de 2012, e do qual a Seds faz parte, é um colegiado de discussão, deliberação e encaminhamento de reivindicações, providências e medidas no campo da pessoa com deficiência. Busca promover a inclusão desses indivíduos e de reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho goiano, por meio de ações permanentes, tais como promoção de capacitação, oferta de vagas de trabalho e suporte às empresas na preparação para receber a pessoa encaminhada.

O programa “Emprego Apoiado” foi lançado em julho deste ano, durante as comemorações de aniversário de uma década da entidade, e é destinado exclusivamente a pessoas com deficiência com maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Serviço
Assunto: Governo de Goiás participa da ação Emprego Apoiado – Conquistas de Direitos das Pessoas com Deficiência
Quando: Quinta-feira (1º/12), das 8h às 12h
Onde: Faculdade Senai Ítalo Bologna – Rua Armogaste José da Silveira, Nº 612, Setor Centro Oeste, Goiânia (GO)