Cinco pessoas recebem órgãos captados no Hugo

A retirada do fígado foi realizada por uma equipe de cirurgiãs do Rio de Janeiro. Já os rins e córneas foram captados por profissionais de Goiás

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia, realizou nesta quarta-feira, 30, mais uma captação múltipla de órgãos. Desta vez, foram captados rins, fígado e córneas. A doadora, uma mulher de 49 anos, evoluiu para morte encefálica em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

A retirada do fígado foi realizada por uma equipe de cirurgiãs do Rio de Janeiro. Já os rins e córneas foram captados por profissionais de Goiás. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hugo, Marina Fonseca, explica que o transporte é essencial para garantir que os órgãos cheguem a tempo ao paciente que será transplantado.

“Na captação de hoje, tivemos o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás no transporte do fígado até o aeroporto de Goiânia. O órgão e equipe seguiram para o Rio de Janeiro em um voo comercial”, disse.

De acordo com Marina, até novembro de 2022, o Hugo realizou 23 captações de órgãos. “Para que isso aconteça, a conscientização da família de um possível doador é essencial. É importante que quem tenha interesse em doar os órgãos comunique os familiares, pois isso é o papel-chave para que aconteça um ‘sim’, na hora em que chega a possibilidade de doação de órgão”, afirma.  

Julianna Adornelas – Instituto Cem