Goiás amplia vacina contra Covid-19 para crianças

A vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em todo o Estado. Crianças de 6 meses a menos de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) podem receber a dose da vacina Pfizer Baby

Todas as crianças em Goiás de 6 meses a menos de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) podem receber a dose da vacina Pfizer Baby que protege contra a Covid-19, independentemente de ter comorbidades ou não. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), emitiu Nota de Recomendação ampliando a imunização para esse público infantil com a vacina pediátrica Comirnaty/ Pfizer-BioNTech disponível no Estado.
 
O documento com as novas orientações foi enviado aos 246 municípios goianos, possibilitando a aplicação imediata do imunizante nessa faixa etária. A vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em todo o Estado.

Na Nota de Recomendação, a SES-GO enumera alguns fatores que justificam a ampliação da vacina pediátrica a toda a população de 6 meses a menos de 3 anos. A vacina Pfizer Baby contra a Covid-19 foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada nas crianças dessa faixa etária e recomendada, em nota especial, pela Sociedades Brasileiras de Pediatria e de Imunizações (SBP). 
 
A SES-GO também levou em consideração a baixa procura pela população em Goiás para a vacinação contra a Covid-19 do público infantil com comorbidades. Além disso, a pasta, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), identificou desde o início deste ano um aumento gradativo de internações por Covid-19 em crianças com menos de 9 anos. 
 
A SES-GO também segue a recomendação da Comissão Consultiva e Deliberativa para as Ações de Vacinação Contra a Covid-19 que, em reunião extraordinária na última sexta-feira (25/11), recomendou que a vacina pediátrica Pfizer-BioNTech destinada às crianças de 6 meses a menos de 3 anos com comorbidades seja ampliada para todas as crianças nessa faixa etária.  
 
Maria José Silva, da Comunicação Setorial
 
Foto: SES