Caiado entrega Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia

Caiado inaugura nova praça de esportes do Setor Pedro Ludovico: “Espaço vai beneficiar pessoas de todas as idades”. (Foto: Wesley Costa)

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, neste sábado (03/12), a nova Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O espaço de 30 mil metros quadrados foi totalmente reformado e vai beneficiar a população com a prática de atividades esportivas gratuitas, como vôlei, atletismo, futebol, natação e hidroginástica.

Acompanhada de perto por moradores e antigos alunos, a inauguração contou com uma visita de autoridades às principais instalações. São duas quadras poliesportivas e uma quadra de futebol de salão, campo de futebol com pista de atletismo, pista de salto em distância, duas piscinas e vestiários. Há ainda duas quadras de areia, academia ao ar livre, quiosque e estacionamento.

Durante a cerimônia, o governador afirmou que a praça de esportes vai ser aberta à população em breve. “É uma alegria enorme chegar ao final do quarto ano de governo e poder entregar essa obra ainda no meu primeiro mandato. No segundo mandato, são outros desafios, maiores ainda”, disse Caiado. O governador fez questão de acompanhar todo o andamento de perto para garantir a conclusão da praça, que vai beneficiar milhares de pessoas de todas as idades.

A praça existe há mais de 50 anos no bairro, que é um dos mais populosos de Goiânia. A primeira grande reforma no local havia sido anunciada em 2014, mas acabou paralisada ainda na gestão anterior com menos de 24% dos serviços executados. Foi a atual gestão que retomou e concluiu os serviços, com investimento de R$ 5,14 milhões.

Na inauguração Caiado pediu a contribuição da população para a preservação do espaço. “As pessoas têm de ter carinho. É fazer com que fique cada dia mais bonito, mais confortável e seja muito bem aproveitado”, pediu o governador.

A obra foi executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e garante acessibilidade para pessoas com deficiência. O presidente Pedro Sales lembra que a obra passou por diversos atrasos e entraves burocráticos. Ao assumir a Goinfra, a atual gestão fez uma readequação do projeto, pagou dívidas e retomou as obras. “Hoje estamos entregando um sonho antigo da população, um espaço ímpar de convivência, esporte e lazer”, disse Sales.

O vice-governador eleito, Daniel Vilela, falou da importância desses espaços públicos para a qualidade de vida da população de todas as classes e idades e na preparação para futuros atletas de ponta. “Sou defensor incansável do investimento público no esporte, que é fundamental na formação dos jovens”, disse.

O secretário de Administração e de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Goiânia, Denes Pereira, ressaltou a qualidade da obra e os benefícios trazidos para a população. “São obras como essa que fizeram com que Goiânia voltasse a acreditar em um governador”, disse Pereira.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo, “essa obra saiu graças a um governo sério”. O vereador Paulo Magalhães contou que sua trajetória no setor Pedro Ludovico tem mais de 20 anos, lutando por dignidade para os moradores. Ele agradeceu o governador pela conclusão da praça e disse que aprendeu a ter gratidão e coerência com Caiado. “Essa obra tem dono e é o povo do Setor Pedro Ludovico”, disse Magalhães.

O morador do setor e atleta da praça Luiz Humberto Martins, de 65 anos, falou que o projeto finalmente foi concretizado devido ao empenho do governador. “Graças à sua atenção e sensibilidade com mais de 5 mil atletas que fazem uso da praça, o senhor abraçou o projeto, modificou, reformou e hoje entrega a praça novinha”, disse a Caiado.

Funcionamento

O espaço será gerenciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que fará inspeções regulares nos próximos dois meses e, como anunciado hoje, vai instalar um sistema de aquecimento das piscinas. “O governador determinou e as piscinas serão aquecidas”, disse o secretário Henderson Rodrigues. Ele fala que tão importante quanto as práticas esportivas é o convívio social promovido na praça. “Temos aqui um equipamento esportivo que proporciona muitas oportunidades, mas quem faz a diferença é o ser humano”, disse Rodrigues.

A previsão é que as matrículas sejam abertas ainda este ano e as aulas comecem em 2023. Serão oferecidas as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, treinamento funcional, hidroginástica, natação (infantil e adulto), tênis de mesa e voleibol. Para o primeiro semestre do próximo ano, a praça deve atender cerca de 300 pessoas, chegando a 900 pessoas até o final do ano.