Estudantes da rede estadual são premiados por descoberta de asteroides

Premiação veio após a descoberta de quatro asteroides provisórios pelos estudantes goianos (Foto: Seduc)

Estudantes do ensino fundamental do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Izabel Christina de Souza Ortis, de Formosa, participaram da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, na última terça-feira (29/11). Na ocasião, os jovens receberam medalhas pelas descobertas realizadas no programa Caça Asteroides e no Projeto Imagens do Céu Profundo, desenvolvidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).

A entrega da premiação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e contou com a participação do diretor do IASC/NASA, Patrick Miller, e da coordenadora do Caça Asteroides, Agna Baldissarelli.

De acordo com o professor Arlley Kacyo, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola, a premiação veio após a descoberta de quatro asteroides provisórios pelos estudantes. Os corpos rochosos foram localizados em imagens dos satélites do Observatório Nacional (ON) e do Observatório Las Cumbres, disponibilizadas aos participantes dos projetos.

“Os estudantes puderam controlar telescópios de forma remota dentro do programa, sendo 100 horas para 100 escolas.  Cada escola teve 1 hora de telescópio para tirar fotos do céu profundo”, explica o professor. No Cepi, as imagens foram analisadas pelos alunos matriculados nas disciplinas eletivas “Satélite – do lançamento à órbita” e “Iniciação científica: A busca pela compreensão do multiverso” e que foram responsáveis pela descoberta.

“A nossa experiência com a caça de asteroides foi extraordinária! Não imaginávamos que seria uma experiência como essa”, conta Kaique Daniel, aluno do 9º ano do ensino fundamental e um dos responsáveis pelo achado.

Os asteroides provisórios localizados, agora, passarão por uma análise do International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), que verificará se os corpos constam no repositório oficial de dados de asteroides e cometas. Se confirmado o ineditismo, asteroides serão catalogados e os estudantes terão a chance de escolher os seus nomes oficiais.

Caça Asteroides
O Caça Asteroides é uma parceria entre MCTI e o IASC/NASA, que tem o objetivo de popularizar a ciência com uso da astronomia. Dentro do programa, os participantes passam por uma capacitação, recebem imagens de observatórios internacionais e buscam localizar asteroides nas imagens.

Já o projeto Imagens do Céu Profundo tem como objetivo estimular os educadores a motivar seus alunos no estudo da Astronomia, examinando e discutindo imagens do céu profundo, planetas e objetos menores, como cometas e asteroides. A iniciativa tem a participação do MCTI, IASC/NASA, com apoio do Observatório Nacional (ON) em parceria com Observatório Las Cumbres (LCO).

– Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações