Estado tem 36 órgãos com nota máxima em transparência pública

Controladoria-Geral do Estado divulga Ranking da Transparência do Goiás Mais Transparente durante Semana Internacional de Combate à Corrupção: 36 órgãos de gestão do Estado alcançaram nota máxima na avaliação

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) premiou, nesta quinta-feira (08/12), 36 órgãos ligados ao Poder Executivo estadual que tiveram destaque no Ranking da Transparência do Goiás Mais Transparente, programa coordenado pela instituição. A premiação integrou as ações da Semana Internacional de Combate à Corrupção,

A solenidade de entrega dos troféus aos órgãos foi realizada na sede da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), em Goiânia. Além da premiação, a CGE apresentou o novo Portal da Transparência do governo estadual e lançou o Portal de Dados Abertos do Estado.

“Nosso líder, o governador Ronaldo Caiado, é quem está à frente de tudo isso. Está sempre atento à necessidade de aprofundamento na transparência pública, principalmente no trato com o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos”, destacou o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.

Ministério Público

Representante da instituição anfitriã do evento, a coordenadora de Projetos Institucionais do MP, promotora de Justiça Sandra Mara Garbelini, apontou a transparência como “primeira ferramenta de combate à corrupção”.

“Estamos galgando cada vez mais essa luta em um processo evolutivo, com viés não punitivo, mas corretivo. Esse espírito está no Brasil todo e permeando as nossas leis”, disse a promotora, que puxou aplausos ainda para a iniciativa do Portal de Dados Abertos.

“É motivo de muita alegria para nós do MP ter o governador assinando isso. Merece palmas. É uma demanda antiga, mas de grande valia, como um instrumento importante para nós. Nos orgulha esse dia de enaltecimento da transparência”, completou.

TCM

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Joaquim Alves de Castro Neto, levou ao evento o que chamou de “gesto de reconhecimento” do órgão pelas ações da atual gestão do Executivo estadual.

“Principalmente, pelo respeito ao dinheiro público que o governador Ronaldo Caiado tem. É um cumpridor da legislação. Digo isso, por exemplo, em relação ao duodécimo dos órgãos independentes e dos demais Poderes. Todo dia 20, ele é passado integralmente, sem nenhuma burocracia. Isso é cumprir a lei. Dá tranquilidade para que possamos planejar as nossas ações”, enfatizou o gestor.

Gestão de dados

Titular da secretaria responsável por parte da gestão dos dados, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, falou sobre a necessidade de organização de informações para melhor aproveitamento da população.

“Elas estavam lá, de alguma forma, só que agora estão organizadas. Vai facilitar para que as pessoas tenham acesso. A ideia, ao fim de tudo, correlacionando dados, é que possamos impedir que alguns erros de gestão aconteçam”, salientou.

Premiados

Ao todo, foram premiados por atingirem a nota máxima no quesito transparência pública 29 órgãos da Administração Direta do Governo de Goiás:

ABC, AGR, Agrodefesa, Casa Civil, CGE, Corpo de Bombeiros Militar, DGAP, DGPC, Economia, Emater, Fapeg, Goinfra, GoiásPrev, Ipasgo, Juceg, PGE, Polícia Militar, Sead, Seapa, Secom, Sedi, Segov, Semad, SES, SGG, SIC, SSP, UEG e Vice-Governadoria.

Além de sete da Administração Indireta: Agehab, Saneago, CelgPar, Goiás Telecom, GoiásFomento, Goiás Gás e Goiás Parcerias).