Prêmio Fapeg homenageia pesquisadores de comunicação

A ação também vai reconhecer o profissional de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribui para a divulgação e aproximação entre a CT&I e a sociedade (Arte: Fapeg)

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realiza nesta terça-feira, 13, às 10 horas, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Setor Bueno, uma solenidade para homenagear os vencedores do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Abrindo fronteiras para o conhecimentoO evento também será um momento para comemorar os 17 anos da Fapeg, criada por meio da Lei nº 15.472, de 12 de dezembro de 2005.

Serão premiados os pesquisadores que se destacaram em suas trajetórias desenvolvendo trabalhos de grande potencial que geram conhecimento e que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Estado.

A ação também vai reconhecer o profissional de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribui para a divulgação e aproximação entre a CT&I e a sociedade.

Processo seletivo

A seleção dos profissionais foi realizada mediante o edital 05/2022 lançado pela Fapeg que instituiu o Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação (edição 2022) com o objetivo de valorizar e popularizar a ciência, reconhecer e dar visibilidade aos pesquisadores cujos resultados de trabalhos produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população.

Segundo o presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, o Prêmio será institucionalizado pela Fapeg e acontecerá anualmente como forma de reconhecimento e valorização dos pesquisadores nas áreas científicas e de inovação.

Robson ressalta que são inúmeros os profissionais que merecem a homenagem. O presidente diz que a Fapeg trabalha para que Goiás encontre no conhecimento científico, a sustentação para o seu desenvolvimento, seja econômico, cultural, social. “Estes são apenas os representantes de uma categoria que tem contribuído grandemente para consolidar o Estado de Goiás como um gerador de conhecimento científico e tecnológico e a Fapeg vem cumprindo, com transparência, o seu papel de agência fomentadora”

A seleção

O processo de seleção dos pesquisadores teve início com a indicação, exclusivamente, pelas Instituições de Ensino e Pesquisa (ICTs), sediadas no Estado de Goiás, sem fins lucrativos, após mobilização e avaliação interna em cada instituição.

Esta lista, que indicou 27 candidatos foi encaminhada via plataforma OPP-Fapeg, para avaliação e apreciação por um Comitê Técnico-Científico instituído pela presidência da Fundação, que ao final, selecionou os profissionais que receberão as homenagens.

Concorrentes

Como Pesquisadores Destaque concorrem: Alberto Souza de Sá Filho (UniEvangélica), Matias Noll (IF Goiano), Jonathas Xavier Pereira (UFG), Rodrigo Álvaro Brandão Lopes Martins (UniEvangélica), Nelson Jorge da Silva Jr. (PUC Goiás), Guilherme Malafaia (IF Goiano), Eliana Martins Lima (UFG), Lauriane Gomes Santin (UniEvangélica), Bruno Furtado de Moura ( UF Catalão), Édio Damásio (IF Goiano), Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG), Hamilton Barbosa Napolitano (UniEvangélica), Marta Pereira da Luz (PUC Goiás), Osvaldo Resende (IF Goiano), Boniek Gontijo Vaz (UFG), Sandro Dutra e Silva (UniEvangélica), José Carlos Libâneo (PUC Goiás), Cristiane Maria Ribeiro (IF Goiano) e Adriano Correia Silva (UFG), dentro das subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas, como pesquisadores seniores ou juniores.

Na categoria Pesquisador Inovador, subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público, entre pesquisadores seniores e juniores concorrem: Osmar Nascimento Silva (UniEvangélica), André Carlos Silva (UF Catalão), Mariana Buranelo Egea (IF Goiano) e Anderson da Silva Soares (UFG), Greiton Toledo de Azevedo (IF Goiano), Anderson Rodrigo da Silva (IF Goiano) e Vicente da Rocha Soares Ferreira (UFG).

Na categoria Profissional de Comunicação concorre Kharen Stecca Steindorff Fleury (UFG).

Todos os participantes indicados receberão menção honrosa. Os primeiros colocados em cada subcategoria receberão homenageados com menção honrosa e troféu.

Etapa nacional

Pesquisadores (as) Seniores e profissionais de Comunicação da CT&I selecionados(as) em primeiro lugar em suas categorias nas etapas estaduais realizadas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) vão concorrer na etapa nacional do Prêmio Confap de CT&I Professora Odete Fátima Machado da Silveira (edição 2022), cuja cerimônia de premiação acontecerá em março de 2023. Nesta etapa nacional, realizada pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), os agraciados vão receber certificados de premiação, troféus e premiação financeira. Os classificados em cada categoria/subcategoria no primeiro lugar receberão R$ 10 mil, em segundo lugar R$ 6 mil e em terceiro lugar R$ 3 mil.

Reconhecimento

Para o presidente da Fapeg, o Prêmio é uma forma de valorizar e dar visibilidade aos grandes pesquisadores das áreas da ciência, tecnologia e empreendedorismo que Goiás tem e às grandes pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Estado.

Ele ainda reforça que é também, uma maneira de incrementar a transparência e divulgação dos avanços das pesquisas; de dar visibilidade às ações de CT&I da Fapeg; de ampliar o espaço dedicado à divulgação científica nos meios de comunicação e de prestar contas à população dos resultados dos trabalhos e do dinheiro que o Governo aplica nas pesquisas.

Serviço

Evento: Cerimônia de divulgação do Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2022.
Data: 13 de dezembro
Horário: 10 às 12 horas
Local:  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Avenida T-3, 1000, Setor Bueno