Paciente com autismo recebe alta após 49 dias de internação no HRF

Igor Oliveira, 26 anos, recebe carinho de colaboradores do HRF, ao deixar a unidade do Governo de Goiás (Foto: Dario Vasconcelos)

Identificado desde cedo com o transtorno do espectro autista (TEA) de grau moderado, Igor Oliveira Santos, 26 anos, venceu uma das batalhas mais importantes de sua vida. Acometido pela Covid-19, o jovem ficou internado no Hospital Regional de Formosa durante 49 dias, dos quais 45 na UTI.

Com problemas na fala e cadeirante, Igor passou muitos dias longe da família e da rotina de casa, dois fatores que trazem segurança para as pessoas no espectro autista. No hospital, o esforço da equipe médica, com compreensão e acolhimento, foi fundamental para a recuperação do rapaz.

“Oferecemos o mesmo protocolo de atendimento e segurança a todos os pacientes que contraíram o coronavírus, porém uma das características do HRL é o tratamento humanizado e individual”, disse Vânia Fernandes, diretora executiva da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal.

O aprendizado não foi apenas para Igor e a família. Sua passagem pelo hospital comoveu médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A necessidade de desenvolver uma escuta ativa e levar algumas atividades motoras de maneira mais lúdica foi um dos desafios no tratamento.

“Criei um vínculo lindo com o Igor por meio da linguagem não verbal. Sempre que fazíamos as videochamadas para a sua família, ele me agradecia com um olhar terno”, disse Sayonara de Cássia G. Batista, psicóloga do HRF.

Segundo a mãe do paciente, Odília Oliveira dos Santos, 48 anos, até os 15 anos, o filho andava e realizava algumas atividades de forma autônoma. Com o agravamento da condição de Igor, a fala e as atividades motoras, como caminhar e comer sozinho, foram comprometidas.

Ao deixar o HRF, Igor foi recebido com aplausos, balões e muita festa pela família e colaboradores da unidade hospitalar. Recuperado e sem sequela respiratória, ele continua o tratamento supervisionado em casa. Diariamente, Odília recebe uma ligação da junta médica do HRF para acompanhar o quadro clínico e a evolução do filho.

Além disso, Igor vem retomando a força muscular com sessões de fisioterapia semanais. “Todos os funcionários do Hospital Regional de Formosa estão de parabéns. Meu filho foi muito bem atendido e recomendo o hospital para quem precisar”, afirmou a mãe do rapaz.

Autismo

O transtorno do espectro autista se concentra especialmente em desordens neurológicas e pode se manifestar de diferentes formas, de indivíduo para indivíduo, em graus mais leves ou mais graves. Geralmente, a pessoa com autismo apresenta dificuldade de socialização, comportamento repetitivo ou restritivo e deficiência na comunicação verbal e não verbal.