Professores da UEG participam do Projeto Goiás + 300

O evento de lançamento da coleção será realizado a partir das 9h no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) (Arte: divulgação)

O lançamento de três livros produzidos pelo projeto “Goiás + 300: reflexão e ressignificação” será nesta quarta-feira (14/12). O evento de lançamento da coleção ocorre a partir das 9h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).

Os volumes, que tratam de História, Geografia e Memória e Patrimônio, têm participação de docentes, alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O projeto é coordenado por Jales Mendonça, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), e Nilson Jaime, presidente da Sociedade Goiana de Agricultura.

GOIAS+ 300- 2

Entre os representantes da UEG envolvidos no projeto, estão os professores Eliézer Cardoso de Oliveira, organizador do volume de História e o docente Ricardo Assis Gonçalves, organizador do volume de Geografia.

Colonização

De acordo com o professor Eliézer, as obras promovem uma visão crítica do momento de colonização da região central do Brasil. “As efemérides comemorativas são uma oportunidade ímpar para a reflexão e ressignificação dos acontecimentos históricos, culturais e geográficos”.

O educador ainda esclarece que o projeto Goiás + 300 lança um olhar crítico sobre os 300 anos da implantação efetiva da colonização portuguesa no Planalto Central.

A obra denuncia as atrocidades cometidas e mostra o vigor da cultura híbrida que formou a sociedade goiana. “O resultado possibilita quebrar a ideia ainda arraigada da superioridade europeia e, assim, criar vínculos identitários mais tolerantes e plurais”, afirma o professor.

Colaboradores

Também participam os professores Robson R. Gomes Filho; Poliene Soares dos Santos Bicalho; Sandro Dutra e Silva; Fernando Lobo Lemes; Fábio S. Santa Cruz; Edson Batista da Silva; Júlio César Pereira Borges; Tathiana Rodrigues Salgado; Valdir Specian; e Maria Idelma Vieira D’Abadia; além dos egressos Thalles Murilo Vaz Costa; Éder Mendes de Paula; José Fábio da Silva; e do mestrando no PPGEO|UEG, Wanderson Alves Barbosa.