Educação: garantir avanços na aprendizagem é o principal foco para 2023

Coordenador de Implementação de Projetos e Políticas Educacionais do Instituto Unibanco (IU), Gabriel Medina fez uma apresentação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2021

Em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Instituto Unibanco (IU) está promovendo nesta segunda e terça-feira (12 e 13), Oficinas de Apropriação dos Resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2021.

Na abertura do encontro, a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou que, em 2023, todas as atenções estarão voltadas para a parte pedagógica. Ela lembrou que, de 2019 a 2022, as prioridades foram organizar as finanças, pagar as contas, finalizar obras paralisadas, construir novas escolas e reformar e equipar as que já existiam.

“Nesses quatro anos trabalhamos para melhorar o ambiente escolar e garantir um atendimento digno e seguro aos nossos alunos e professores, mas agora estaremos 24 horas focados no pedagógico, pois precisamos fazer com que as nossas crianças aprendam”, frisou a secretária, acrescentando que é muito importante cuidar do fluxo, mas que agora é fundamental focar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e cumprir as metas estabelecidas para Goiás.

Ideb na pandemia

Coordenador de Implementação de Projetos e Políticas Educacionais do Instituto Unibanco (IU), Gabriel Medina fez uma apresentação dos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021. “Os resultados apontaram uma queda de 0.2 na comparação entre 2019 (4.7) e 2021 (4.5) e por isso é necessário agora trabalharmos para recolocar Goiás como a melhor educação do país”, comentou.

Medina também chamou a atenção para o fato de que, em Goiás, nesse mesmo período, ocorreu uma redução geral da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa de maneira desigual entre os municípios. Em relação ao fluxo, a análise dos dados por município evidencia que o parâmetro foi influenciado por escolhas administrativas.

Gabriel Medina salientou ainda que vários fenômenos negativos marcaram a pandemia. Entre eles, ele citou a suspensão das aulas presenciais que prejudicaram o aprendizado; as mudanças nos parâmetros de acompanhamento dos alunos e o agravamento do quadro socioeconômico no país, que acarretou o aumento da pobreza e da fome.

Particularidades

Na avaliação do representante do IU, reunidos, esses fatores acarretaram uma queda na proficiência de Língua Portuguesa e Matemática em 2021. “Na Matemática, o desafio é ainda maior, pois o déficit de aprendizagem fez a rede estadual de ensino retornar ao patamar observado em 2017”, observou ele.

Lisandra Saltini, analista de Gestão Pedagógica da Gerência de Desenvolvimento da Gestão em Educação do Instituto Unibanco, ressaltou que, no próximo ano, o foco do trabalho será o adensamento da gestão pedagógica, conforme já havia destacado a secretária Fátima Gavioli.

Liderança escolar

De acordo com Lisandra, diferentes pesquisas na atualidade definem a liderança escolar como o segundo maior fator de impacto na aprendizagem, atrás apenas da figura do professor. Ela frisou ainda que desde 2021, com o conceito de gestão de forma mais concentrada, o Instituto tem investido no aprimoramento do Programa Jovem de Futuro (PJF) de forma a apoiar as redes de ensino a potencializarem a dimensão pedagógica da gestão escolar.

Lisandra relacionou também a liderança pedagógica e o impacto na prática do professor, que inclui a forma como os conteúdos são levados até os alunos em sala de aula. Para ela, é necessário trabalhar corretamente com a recomposição da aprendizagem e encontrar formas de conectá-la com as juventudes do Ensino Médio.

Oficinas

O encontro foi no auditório do Oft Alfre Hotels, em Goiânia, e contou com os 40 coordenadores regionais de educação, assessores pedagógicos, de Gestão, tutores, superintendentes e gerentes da Seduc. Além das palestras de Gabriel Medina e Lisandra Saltini, a programação do encontro incluiu ainda oficinas para análise dos resultados do Saeb 2021.