Mutirão de Escoliose do Crer transforma a vida de 20 pacientes

De janeiro a outubro de 2022, o Crer realizou 5.377 cirurgias e com o mutirão beneficiará ainda mais a população no Estado, fortalecendo o propósito da instituição de cuidar de vidas (Foto: Juliana Saran)

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO), realizou, entre os dias 6 e 9 de dezembro, mutirão de cirurgias eletivas de Escoliose para pacientes regulados pelo SUS. No total, operaram 20 pacientes operados e começarão 2023 com mais qualidade de vida.

“Quando recebemos a notícia que meu filho participaria do mutirão, eu não sabia se ria ou chorava de tanta felicidade.”, comemora Francineide Aparecida da Silva, mãe do paciente Tiago Lemes da Silva.

Segundo a ela, a descobriram a condição do filho em 2017. ”Depois da espera, estava muito confiante em Deus e na equipe que tudo daria certo.”, conta.

Francineide sente-se agradecida por todos os responsáveis do hospital, “por tudo que foi feito por mim e meu filho. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho realizado”, relatou.

Parceria

O mutirão foi realizado em parceria com o projeto Mude a Curva, movimento filantrópico, conduzido pelo Brazilian Spine Study Group (BSSG), uma organização sem fins lucrativos fundada por seis cirurgiões de coluna de diferentes localidades do Brasil. O objetivo é operar pacientes regulados pelo SUS com deformidades vertebrais.

Murilo Tavares Daher, médico do Crer e um dos responsáveis pelo Projeto Mude a Curva, comentou sobre os resultados do evento.

Estrutura qualificada

O médico afirma que o mutirão foi um sucesso. Realizaram todas as cirurgias de alta complexidade, que estavam programadas, de forma segura para os pacientes.

O cirurgião salienta que a estrutura e organização do Crer surpreendeu a toda equipe, que está acostumada a atuar em grandes instituições de saúde.

 Atualmente, o Crer é a única unidade em Goiás que realiza esse tipo de procedimento 100% SUS.

Durante o ano de 2022, de janeiro a outubro, o Crer realizou 5.377 cirurgias e com o mutirão beneficiará ainda mais a população no Estado, fortalecendo o propósito da instituição de cuidar de vidas.