Educação contará com 28 novas Salas de Recurso Multifuncional

As Salas de Recursos Multifuncionais garantem a oferta de apoio especializado aos estudantes. (Foto: Seduc)

A Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) concluiu a adesão ao Programa Escola Acessível – PDDE Interativo, do governo federal. Com isso, 28 escolas da rede estadual de Educação receberão recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para implantação de Sala de Recursos Multifuncionais e Bilíngues.

Cada unidade escolar será beneficiada com R$20 mil em recursos, que serão destinados à aquisição de mobiliário; materiais pedagógicos; produtos de tecnologia assistiva; e de equipamentos e materiais para o atendimento educacional especializado (AEE). Os novos espaços se somarão às 291 Salas de Recurso Multifuncional em funcionamento em todo o Estado e atenderão aos alunos com deficiência; altas habilidades/superdotação; e transtornos globais do desenvolvimento/ Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

De acordo com a gerente de Educação Especial da Seduc, Mércia Rosana Chavier, a grande diferença é que as novas salas contarão com recursos bilíngues, o que contribuirá para o atendimento aos estudantes com deficiência auditiva. “As Sala de Recursos Multifuncionais/AEE garantem a oferta de apoio especializado aos nossos estudantes”, pontua a gerente. Segundo ela, a abertura dessas novas salas possibilitará a ampliação dos serviços de apoio ao público da Educação Especial, “com vistas a minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem dos estudantes, bem como subsidiar os professores regentes em metodologias e recursos didáticos a serem utilizados em seus planejamentos”.

Ao todo, serão beneficiadas escolas estaduais localizadas em 22 municípios goianos, sendo eles: Acreúna, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Bom Jesus de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Goianésia, Goiânia, Goianira, Goiatuba, Itumbiara, Jaraguá, Palminópolis, Porangatu, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Santo Antônio da Barra, Senador Canedo, Silvânia e Trindade.

Uso da tecnologia no AEE

Para a pedagoga Fernanda Chaves Cavalcante Soares, que atua como professora do Atendimento Educacional Especializado no Colégio Estadual Menino Jesus, as novas salas possibilitarão uma melhoria tanto no desenvolvimento escolar dos estudantes da Educação Especial, quanto para a inserção desses alunos no ambiente escolar.

“Lá (nas salas de AEE) nós trabalhamos com a especificidade de cada um, respeitando o ritmo e trabalhando aquilo que cada um necessita que seja trabalhado. Então, é imprescindível o trabalho do AEE para o desenvolvimento da autonomia, da socialização, das habilidades de leitura e escrita desses alunos”, destaca a profissional, que atende a 26 alunos em sua sala de AEE.

Para Fernanda Soares, um dos grandes benefícios desses novos espaços, os primeiros a incluírem recursos bilíngues, será a possibilidade do uso da tecnologia. “Eu acho que a tecnologia vai propiciar um trabalho mais qualificado do profissional do AEE desde o planejamento das atividades. No caso do estudante surdo, por exemplo, que é mais visual, o uso da tecnologia contribui muito para o trabalho. E hoje em dia eles gostam demais dos jogos, do celular. Então, a gente tem que usar tudo isso ao nosso favor”, afirma.

Atendimento ao público especial no Reanp

Os 26 alunos especiais atendidos no Colégio Estadual Menino Jesus e os demais estudantes que compõem o público da Educação Especial em Goiás continuam sendo atendidos pelos profissionais de apoio pedagógico, mesmo durante o regime especial de aulas não presenciais (Reanp).

“A sala de recursos multifuncionais/AEE garante a oferta de apoio especializado aos nossos estudantes”, destaca a gerente de Educação Especial da Seduc. Segundo Mércia Chavier, essa oferta continua sendo feita mesmo nesse período de aulas não presenciais, “afinal esse serviço de apoio é essencial para o desenvolvimento do público da Educação especial”.

Para garantir esse atendimento, a pedagoga Fernanda Soares tem disponibilizado três tipos de atividades para seus estudantes. O primeiro são as aulas síncronas, realizada por meio do Google Meet e que são destinadas aos alunos que têm acesso à Internet.

Já para os estudantes com baixa conexão ou sem acesso à Internet, a profissional disponibiliza dois tipos de atendimento: pelo Whatsapp, com apostilas e videoaulas explicativas; ou por meio de apostilas explicativas, jogos e atividades impressas.

“Eu vejo que a sala de AEE é uma oportunidade que esses alunos têm de ali, naquela instituição, serem realmente incluídos. O AEE vai auxiliar aquele aluno a descobrir as suas potencialidades e trabalhar as suas dificuldades e isso é imprescindível”, afirma Fernanda Soares.

Para a professora, o maior desafio tem sido atender aos seus novos alunos, que vieram transferidos de outras redes de ensino para o Colégio Estadual Menino Jesus. Mas, com a parceria entre a escola e família, esse desafio tem sido contornado. “Tenho me surpreendido muito”, conclui a profissional.

Confira a lista das escolas estaduais que receberão recursos para as novas salas de recursos multifuncionais e bilíngue:

Escola Est. Ana Nastre de Melo

Colégio Est. Zeca Batista