Centro de Odontologia atende pacientes em várias especialidades

Profissionais realizam tratamento dentário a um dos mais de 1,2 mil pacientes mensais do Coeg

A saúde bucal traz ao indivíduo condições de uma vida saudável, tanto física como emocionalmente, considerando a autoestima, a confiança ao falar ou sorrir e também a qualidade da mastigação e respiração, que interferem na saúde geral.

O Centro de Odontologia do Estado de Goiás Sebastião Alves Ribeiro (Coeg) se tornou uma unidade de referência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Habilitado em 2004 no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, tornou-se um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo 3.

Especialidades

Por mês, a unidade atende mais de 1,2 mil pacientes realiza e de 2,2 mil procedimentos, nas especialidades cirurgia bucomaxilofacial e diagnóstico, com ênfase no câncer bucal, periodontia, endodontia, ortodontia corretiva e preventiva, reabilitação oral, radiologia e pessoa com deficiência (PCD).

O acesso aos serviços prestados pelo Coeg se dá por meio do sistema Servir, da SES-GO, após avaliação do paciente na unidade de atenção básica do município de origem.

“A equipe do Coeg é formada por especialistas capacitados, que oferecem aos pacientes serviços altamente qualificados nas diversas especialidades, o que otimiza o tratamento do paciente que, ao chegar,  passa por uma avaliação, onde é feito um plano de tratamento dando a ele a oportunidade de uma assistência completa, com vários procedimentos, sem a necessidade de voltar ao seu município de origem para nova regulação”, avalia a diretora do Coeg, Sônia Chicarolli Silveira.

Prevenção e reabilitação

Em geral, o objetivo do Coeg é oferecer aos pacientes, atendimento e tratamento em todas as fases, da prevenção à reabilitação total. É o caso do paciente Milton Teixeira Gomes, do município de Taquaral. 

Durante anos sem acesso a um tratamento bucal, Milton foi perdendo dentes e ganhando outros problemas, muito além da estética. No Coeg, em menos de um ano, fez a reabilitação oral com coroas em resina composta e pino de fibra de vidro em 16 elementos dentários, restabelecendo encaixe, mastigação e a vontade de sorrir novamente.

“Fiz um tratamento de dente aqui e fiquei muito feliz. O pessoal trata a gente bem, é uma maravilha esse tratamento. Fiquei muito feliz por isso”, contou o paciente.

Já Domingas da Silva, de Goiânia, contou que removeu um tumor na face, em 1989, que resultou em dificuldade de abrir a boca. Com uma prótese total, ele foi reabilitada funcional e esteticamente, o que resultou no seu conforto alimentar e autoestima.

Samuel Rezende Silva, também de Goiânia, era portador de mordida cruzada anterior. Após o tratamento e o uso de aparelhos ortopédicos mecânico e funcional, confeccionados no laboratório de prótese da unidade, conseguiu harmonizar as arcadas dentárias, a mastigação, a respiração nasal, equilíbrio postural e as demais funções do corpo.

“Samuel tinha grande probabilidade de fazer uma cirurgia ortognática, bastante invasiva e de alto custo, mas hoje, após o tratamento, está descartada”, destaca a cirurgiã-dentista Rogéria Christina Oliveira Aguiar, especialista em ortopedia funcional dos maxilares.

PNE e estrutura

Para pacientes portadores de necessidades especiais (PNE), o Coeg conta com atendimento ambulatorial especializado, com profissionais capacitados para prestarem o melhor serviço de qualquer tipo. 

O prédio da unidade, que passou por um processo de reforma nas instalações hidráulicas, elétrica e física, conta com equipamentos novos e 160 colaboradores, dos quais 41 cirurgiões dentistas.

Yara Galvão/Comunicação Setorial

Foto: Coeg