Governo descentraliza serviços para retirada de medicamentos nas policlínicas

Distribuição de medicamentos de alto custo da Cemac Juarez Barbosa chega às policlínicas do interior do Estado (Foto: SES)

Como parte da política de regionalização da saúde, o Governo de Goiás promoveu a descentralização dos serviços da Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A dispensação dos medicamentos da central deixou de acontecer só em Goiânia e está disponível nas policlínicas de Posse, Goianésia, Quirinópolis e Formosa.

Neste ano, de janeiro até 14 de dezembro, houve a abertura de 3.678 novos processos para retirada de remédios nas policlínicas, com o total de 16.628 pacientes beneficiados com esse tipo de serviço.

Somente em Quirinópolis, existem 7.721 usuários cadastrados. A medida facilitou o acesso aos produtos e garantiu mais comodidade ao paciente. Isso porque o cadastro e a distribuição de medicamentos passaram a ser feitos na própria policlínica.

A distribuição regionalizada também diminuiu o tempo de espera pelos medicamentos. “Antes, os pacientes residentes em municípios do interior demoravam até 30 dias para receber os medicamentos”, informou o diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto.

O Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Conforme levantamento da SES, a unidade presta atendimento a mais de 1,3 mil pessoas por dia.

Medicamentos na Farmácia Digital

Em dezembro, a Cemac lançou, por meio do Portal Expresso, o serviço de abertura de processo para retirada de medicamentos. Para efetuar o procedimento, basta acessar o Expresso no endereço www.go.gov.br e procurar pelo serviço Solicitar Medicamentos de Alto Custo – CEMAC JB. A identificação deve ser feita por meio do login e senha utilizados na plataforma gov.br.

O sistema Farmácia Digital é uma iniciativa pioneira do Governo de Goiás. A iniciativa foi desenvolvida por meio da equipe de tecnologia da SES e motivou convite do governo federal para apresentação da plataforma a outros estados. A próxima etapa é a certificação do sistema, que também permite fazer consulta, renovação e acompanhamento de processos.

Para abrir processo na Cemac Juarez Barbosa, o usuário deve ter receita ou relatório médico, contendo duas informações: princípio ativo do medicamento e o CID da patologia.