Goiás conquista reconhecimento de 5 polos nas Rotas de Integração Nacional

Governo de Goiás investiu R$ 14,5 milhões na compra de dez máquinas de corte automático modelo Audaces: equipamentos foram instalados em municípios com forte potencial de empresas de confecção e moda

Goiás conquistou o reconhecimento de cinco polos nas Rotas de Integração Nacional, por meio da portaria nº 3.560, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral da Governadoria, da Secretaria da Retomada e da Seapa, solicitou o reconhecimento dos polos da Moda (Jaraguá e região, e Região Metropolitana de Goiânia); da Biodiversidade (Bioinsumos); e da Fruticultura (Vale do São Patrício e Região Metropolitana de Goiânia).

Rotas de Intergração Nacional

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais (APLs) associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a portaria inicia um novo ciclo de fomento para a economia regional no Estado.

“Esse reconhecimento vem coroar o trabalho que vem sendo feito a partir da identificação das potencialidades de cada região do estado de Goiás, permitindo que as ações se estruturem ainda mais, colocando Goiás em cada uma dessas áreas no cenário nacional e internacional”, destaca Adriano.

Moda

O secretário da Retomada e coordenador do polo da Moda da Região Metropolitana de Goiânia, César Moura, comenta a relevância do reconhecimento nacional.

“Ter polos econômicos goianos incluídos nesta lista do Ministério do Desenvolvimento Regional é mais um passo na nossa missão de proporcionar políticas públicas voltadas ao avanço econômico em todas as regiões de Goiás. Esta é uma determinação do governador Ronaldo Caiado que consideramos de extrema relevância na condução das ações promovidas pela Retomada”, explica o titular da pasta.

É na Retomada que está o Programa dos Arranjos Produtivos Locais (APL Goiano), que atua no desenvolvimento regional, por meio do apoio e fomento das cadeias produtivas em Goiás.

Um exemplo é a aquisição de dez máquinas de corte automático modelo Audaces, instaladas em municípios com forte potencial de empresas de confecção e moda.

O Governo de Goiás investiu R$ 14,5 milhões na compra destes equipamentos, que otimizam o tempo e lucro dos empresários que fazem uso nas cidades onde estão instalados e nos municípios vizinhos.

Bioinsumos e Fruticultura

“O Programa Estadual de Bioinsumos coloca Goiás na vanguarda da discussão sobre a produção agropecuária sustentável, que é dominante em qualquer fórum global hoje e estratégica para manter e expandir mercados”, avalia o titular da Seapa, Tiago Mendonça.

O secretário de agricultura lembra da importância das parcerias com instituições como a Emater, a Fapeg, a UEG, a Embrapa, o IF Goiano e a UFG.

Sobre o programa

O reconhecimento dos polos permite uma coordenação de ações públicas e privadas, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas, a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

Atualmente, o governo federal reconhece 11 Rotas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).