Crer muda vida de pacientes com cirurgia ortognática

Profissionais do Crer realizam cirurgia ortoganática, complexo procedimento que dará mais qualidade de vida a mais cinco pacientes da unidade, neste fim de ano (Foto: José Ferreira Neto)

Neste fim de ano, cinco pacientes tiveram suas vidas transformadas no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, ao passarem por uma cirurgia ortognática, complexo procedimento realizado pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial do hospital.

A cirurgia é indicada para corrigir a posição dos ossos da face e, consequentemente, a posição dos dentes. O procedimento exige preparo ortodôntico prévio, realizado por um cirurgião-dentista especialista em ortodontia, para posicionar os dentes nas bases ósseas ideais para a cirurgia, indicada pelo cirurgião. É, portanto, um tratamento ortocirúrgico.

Pacientes com deformidade dentofacial podem apresentar alterações estéticas e funcionais importantes, que afetam sua vida de diferentes maneiras, como dificuldade mastigatória, transtornos respiratórios, apneia obstrutiva do sono e desarmonia estética facial. Isso impacta diretamente no convívio social.

Cirurgia ortognática

O planejamento da cirurgia ortognática pode envolver o reposicionamento da maxila, mandíbula ou de ambos, a depender da queixa e do tipo de deformidade que o paciente apresenta. Trata-se de um procedimento que necessita de um planejamento preciso e de uma estrutura complexa para que possa ser realizado, trazendo melhorias funcionais para o paciente, como a respiratória e o encaixe dos dentes.

Aspecto importante para a realização desse tipo de procedimento é o social, pois os pacientes convivem com essa condição desde a infância e uma queixa constante é o bullying que sofrem.

Suporte multidisciplinar

Após a cirurgia e com o suporte psicológico da equipe multidisciplinar da unidade, os pacientes conseguem convívio harmônico com a sociedade”, relatou o cirurgião bucomaxilofacial, Felipe Bueno, um dos responsáveis pelas cirurgias na unidade do Governo de Goiás.

“Já faz anos que eu busco fazer a cirurgia e, finalmente, vou poder mudar minha vida. Além da dor física que sinto e dificuldade em me alimentar, já sofri bullying em algumas ocasiões pela minha aparência. Hoje, estou muito feliz por ter um sonho realizado e já vou começar 2023 de vida nova”, comemorou a paciente Luana Gomes, momentos antes de realizar o procedimento.

Pós-operatório

A recuperação pós-operatória exige repouso absoluto de 15 a 30 dias, além de restrições de dieta – exclusivamente líquida pastosa – por 15 dias. A depender da complexidade do caso, o repouso pode ser prorrogado por até 45 dias. O pós-operatório pode, ainda, exigir um acompanhamento multiprofissional com equipes de fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia.