Agrodefesa conclui mudança e já funciona em nova sede

Com a mudança da sede, a Agrodefesa passa a ocupar uma área de quase cinco mil m² em dois blocos que abrigavam anteriormente a sede da Metais de Goiás (Metago) e fará uma economia anual de R$ 400 mil com aluguel.

O processo de mudança da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para a sua nova sede foi concluído e o atendimento já é feito integralmente no local. As novas instalações oferecem melhores condições de acolhimento aos produtores rurais, que precisam de serviços e informações da Agência, além de proporcionar ambiente mais agradável aos servidores. São salas amplas, arejadas e dependências complementares como auditório, salas de apoio e ampla área verde, incluindo reserva ambiental.

A Agrodefesa ocupa área de quase cinco mil metros quadrados em dois blocos que abrigavam anteriormente a Metais de Goiás (Metago), imóvel que fica localizado na Avenida Laurício Pedro Rasmussem, nº 2.535, na Vila Yate, em Goiânia. Os prédios foram reformados e adaptados às necessidades da Autarquia. No mesmo local funciona agora toda a estrutura da antiga sede administrativa, incluindo o Núcleo de Transporte, Almoxarifado e Patrimônio, unidades que ficavam em locais diferentes antes da mudança.

O presidente José Essado destaca a importância da sede própria para a Agrodefesa. “Graças à gestão austera e planejada do governador Ronaldo Caiado, a Secretaria da Administração (Sead) e a Agrodefesa viabilizaram a destinação do antigo prédio da Metago para ser ocupado pela Agência e pela Superintendência de Compras Governamentais da Sead.

Economia de R$ 400 mil por ano

“O mais relevante de tudo isso é a economia que o Estado vai fazer de aproximadamente R$ 400 mil anuais, que eram pagos em aluguel para a sede da Agrodefesa e para o imóvel usado como garagem de veículos”, enfatiza Essado. Ele acrescenta que, até agora, o órgão nunca havia tido uma sede própria, ficando submetido a sucessivas mudanças e funcionando em locais que nem sempre eram compatíveis com suas necessidades.

Laboratórios

Além de comportar toda a estrutura da Agrodefesa na capital, a nova sede dispõe de área que será utilizada, nos próximos anos, para construção de um novo bloco para funcionamento dos três laboratórios da Agência. Por enquanto, eles ficam em prédios isolados em outros setores da cidade. São eles os laboratórios de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet); de Análises de Sementes (LabSem) e de Controle de Qualidade de Alimentos (LabQuali). Desse modo, no futuro, toda a estrutura da Agrodefesa estará reunida em um mesmo local.

O diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, explica que terminada essa fase de mudança, outros benefícios serão implementados na nova sede da Agrodefesa, com atendimento também dos servidores da Superintendência da Sead. Um deles é a instalação de um restaurante terceirizado, suprindo a demanda dos servidores, que não precisarão deixar o local para fazer suas refeições. Conforme Augusto Rocha, a Agrodefesa fez investimento superior a R$ 1,7 milhão na aquisição de móveis e ar condicionado para a nova sede, cujo mobiliário passa a ser padronizado.