Dia do Hemofílico: Rede Hemo é referência no atendimento pelo SUS

Hemocentro Coordenador recebe média mensal de 3 mil frascos de medicamentos para hemofílicos (Foto: SES-GO)

No dia 4 de janeiro, é comemorado o Dia do Hemofílico. Em Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) é a única a realizar atendimentos e distribuir os medicamentos utilizados no tratamento da doença pelo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, localizado em Goiânia, recebe por mês, em média, 3 mil frascos de medicamentos de fatores de coagulação. O custo médio mensal para as dispensações dos fármacos em Goiás é de R$ 2,8 milhões.

Ao todos, 646 pacientes com hemofilia A e B são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, farmacêuticos e  assistentes sociais.

A gerente de assistência farmacêutica do Hemocentro Coordenador, Mirian Amaral de Melo, explica que o processo de distribuição é 100% eletrônico, meio pelo qual também é realizado o controle de estoque.

“Usamos um sistema próprio do Ministério da Saúde (MS) que garante mais efetividade nos repasses aos pacientes. Temos grande êxito na gestão de estoque, pois tudo entra por nota fiscal e é distribuído mediante prescrição médica. Com isso, garantimos mais confiabilidade, clareza nos fluxos e satisfação dos nossos usuários. O sistema emite também relatórios, que são avaliados constantemente.” 

Hemofilia

A hemofilia é um distúrbio hemorrágico genético e hereditário ligado ao cromossomo X. A doença afeta principalmente pessoas do sexo masculino e é caracterizado pela deficiência de uma proteína da coagulação sanguínea.

O Hemocentro Coordenador é referência em Goiás para o tratamento de pacientes diagnosticados com coagulopatias, incluindo a hemofilia. O Hemocentro Regional de Rio Verde também dispõe de serviço ambulatorial para o tratamento dessa doença.