Sukatech abre inscrição para cursos gratuitos de tecnologia

Alunos aprendem manutenção de computadores, informática básica e robótica com aulas gratuitas oferecidas pelo Governo de Goiás (Foto: Edinan Ferreira)

O programa Goiás Social e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, abriram inscrições para os cursos na área de tecnologia oferecidos pelo programa Sukatech.

São 180 vagas distribuídas em turmas de informática básica, manutenção de computadores e robótica. Os interessados podem fazer a inscrição pelo número de WhatsApp (62) 4141-9800.

Cada curso terá 60 vagas, sendo 20 por turno – matutino, vespertino ou noturno. Os horários são: das 8h30 às 11h30; das 14h às 17h; ou das 18h30 às 21h30. O único pré-requisito é ter mais de 12 anos e ser alfabetizado. Não há custo nenhum para os estudantes.

As aulas do Ciclo 1 de 2023 ocorrerão de 23 de janeiro a 15 de fevereiro, na Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Luiz Bittencourt, que fica no Bairro Floresta, em Goiânia. Nesse mesmo local está instalado o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), uma estrutura do programa Sukatech, montada para receber lixo eletroeletrônico e reciclá-lo com o objetivo de dar nova finalidade ao material que seria descartado.

Sukatech

O programa Sukatech, gerenciado pela Sedi, foi lançado em 2021 com a proposta de atuação em três frentes: educação ambiental, já que recolhe sucata eletrônica e a direciona para o CRC; social, pois oferece cursos gratuitos de capacitação para jovens que estão em situação de vulnerabilidade, e econômica ao fomentar a cadeia produtiva do segmento de forma sustentável.