Programa de Acolhimento ao Servidor ultrapassa 1,2 mil atendimentos

Secretário Alexandre Demartini avalia que o serviço contribui para manutenção da saúde mental do servidor estadual (Foto: Sead)

O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), do Governo de Goiás, alcanço a marca de 1.250 atendimentos ao final de 2022. Criado em setembro de 2020 para ofertar atendimento psicossocial aos servidores, em razão das dificuldades emocionais ocasionadas durante a pandemia da Covid-19, o programa ganhou corpo, principalmente, no ano passado, quando foram realizados 1.050 atendimentos.

“O serviço foi criado no auge da crise sanitária, mas, de lá para cá, percebemos a sua importância e contribuição na manutenção da saúde mental do servidor – fator decisivo para o desenvolvimento de suas atividades laborais e para a qualidade das entregas feitas ao cidadão”, avalia o secretário de Estado da Administração, Alexandre Demartini.

O serviço é coordenado pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Programa de Acolhimento ao Servidor

O PAS consiste na oferta de atendimento psicológico on-line, direcionado aos servidores do Poder Executivo. O programa busca, por meio de acolhimento de curta duração, proporcionar apoio psicológico e orientações.

O tratamento oferecido tem caráter focal, com cerca de cinco sessões. A iniciativa, inclusive, foi destaque em 2022, em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, que citava estados e municípios que criaram programas de assistência psicológica a servidores públicos.

O acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O objetivo é promover um momento de escuta e apoio emocional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento a momentos de dificuldades.

O foco não precisa ser, necessariamente, problemas relacionados ao trabalho, mas qualquer necessidade emocional do servidor. Desde o início dos atendimentos, o programa já atendeu servidores com histórico de afastamentos do trabalho que, graças às orientações recebidas, voltaram a exercer suas atividades.

Também houve casos em que foi identificada a necessidade de encaminhamento para outros tipos de tratamentos, mais adequados às dificuldades apresentadas pelo servidor.

Contato

Para ter acesso ao serviço, o servidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento do PAS. O telefone para enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar é (62) 98328-0572. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.