Laboratório do Herso recebe selo de excelência do PNCQ

Equipe do laboratório do Herso (Foto: Nathan Gabriel)

O laboratório de análises clínicas e anatomia patológica do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) teve sua excelência de qualidade confirmada por meio da certificação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

O laboratório atingiu média anual acima de 92,5% na avaliação do controle externo, ferramenta que demonstra a eficiência da fase analítica dos processos.

De acordo com a biomédica Kaliny Xavier da Guarda, essa certificação é a comprovação do trabalho de excelência promovida pela equipe do laboratório, garantindo qualidade em nível nacional para as análises ali obtidas.

“O mérito dessa conquista é de toda equipe, que atua diariamente com dedicação e comprometimento”, diz Ariany Marques, coordenadora de laboratório e agência transfusional da unidade.

PNCQ

O PNCQ é o maior programa de validação de testes do país, que também atua em diversas associações científicas internacionais. É ainda produtor de amostras-controle para laboratórios clínicos, bancos de sangue e organizações in vitro e alimentos que auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade dessas instituições.