OVG bate recorde de doação de hortaliças

De julho de 2019 a março deste ano, o Banco de Alimentos doou 2,5 mil toneladas de frutas, verduras e legumes. Feliz com os resultados alcançados, a presidente de honra da OVG (Foto: OVG-GO)

Oferecer uma alimentação variada e nutritiva à população goiana é um dos objetivos do Governo do Estado, por meio do Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em parceria com as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa alcançou números recordes no mês de março. A iniciativa coletou 207.340 Kg de alimentos e distribuiu 202.823 Kg a 857 famílias. Um aumento de 50%, em comparação ao mês de fevereiro, quando foram distribuídas 179 toneladas de alimentos a 569 famílias.

   O programa, que funciona em parceria com as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), alcançou números recordes no mês de março: 207.340 Kg de alimentos coletados; 202.823 Kg de alimentos distribuídos e 857 famílias beneficiadas, um aumento de 50% no número de beneficiados em comparação com o mês anterior. Em fevereiro, 179 toneladas de alimentos haviam sido distribuídas e 569 famílias atendidas.

   De julho de 2019 a março deste ano, o Banco de Alimentos doou 2,5 mil toneladas de frutas, verduras e legumes. Feliz com os resultados alcançados, a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, diz que melhorar a qualidade de vida da população vulnerável do estado é a prioridade do Governador Ronaldo Caiado. “O Banco de Alimentos da OVG é um projeto lindo e que nos dá muito orgulho, porque além de estimular a solidariedade entre os comerciantes, nós ajudamos efetivamente quem tem fome. Sabemos que ter uma alimentação saudável é importante, mas muita gente não tem condições de incluir frutas e verduras no prato. O programa muda essa realidade”, destaca Gracinha Caiado.

   Uma das beneficiadas pelo Banco de Alimentos é a dona de casa Ângela Maria Rodrigues da Silva. Moradora de Goiânia, ela diz que os alimentos fazem toda a diferença em seu lar, que é composto por quatro adultos e cinco crianças. “Receber essas frutas e verduras é uma coisa muito especial. Só quem sabe o que é não ter uma refeição ou uma mistura para oferecer para os filhos na hora do almoço entende o significado desse lugar. Eu não tenho nem palavras para dizer o quanto sou grata à OVG por me proporcionar tudo isso. Tenho certeza que minha família não teria uma refeição tão completa se não estivesse aqui hoje para buscar essa doação”, conta a dona de casa.

   Incentivadora do aproveitamento integral dos alimentos, a OVG também destina as hortaliças consideradas impróprias para o consumo à alimentação animal, zerando o descarte do material orgânico por meio da coleta urbana de resíduos. De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, além de beneficiar famílias vulneráveis, a Organização se preocupa com o meio ambiente. “Vivemos uma realidade em que não podemos deixar o cuidado com o planeta para depois. Quando falamos em preservação da vida, estamos falando na assistência imediata a quem precisa, mas também na qualidade de vida das gerações futuras. Agindo assim, conseguimos abarcar essas duas vertentes”, enfatiza Adryanna.

Parceria

   O Banco de Alimentos visa ampliar o acesso das entidades sociais cadastradas na OVG e de famílias em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação de qualidade e o combate à fome. Os produtos recebidos são separados, higienizados e distribuídos para famílias vulneráveis e entidades sociais.

   O aumento no número de doações foi possível graças à parceria com as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que mobilizaram produtores, concessionários e permissionários para doarem o excedente de frutas, verduras e legumes ao Banco de Alimentos da OVG.

   O presidente da Ceasa Goiás, Lineu Olímpio, confirma que tem trabalhado para incentivar a doação dentro do entreposto. Por isso, se diz agradecido aos permissionários, concessionários e produtores que se mobilizam para doar os alimentos. “Na Ceasa Goiás vemos muita solidariedade e respeito ao próximo. São toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, e que são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade, ainda mais nesse período de pandemia”.

Capacitações

   Além da distribuição de cestas com frutas verduras e legumes, o Banco de Alimentos da OVG oferece capacitações para que as famílias atendidas possam extrair o máximo de nutrientes dos vegetais. De acordo com a gerente da unidade, Marília Araújo, as pessoas são orientadas quanto ao uso de todo o alimento. “Nós orientamos as famílias quanto ao aproveitamento integral dos vegetais. Temos o cuidado de explicar que nas cascas de boa parte das frutas e verduras há nutrientes riquíssimos para a saúde e ensinamos receitas práticas e saborosas para que possam fazer em casa. O que porventura sobra após esse processo, como talos e sementes, aconselhamos sobre a compostagem para hortas caseiras. Desta forma, conseguimos levar esse trabalho tão bonito ainda mais longe”, comenta Marília.