Regulação da energia em Goiás é tema de reunião da AGR com a Equatorial

Reunião com gestores da Equatorial Energia (Foto: AGR)

O presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, participou, nesta quinta-feira (05/01), de um encontro entre membros do Conselho Regulador, técnicos da Gerência de Energia e da Ouvidoria Setorial e assessores da AGR com gestores da Equatorial Energia. Foram convidados, também, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, e o especialista em regulação da Aneel, Eduardo Espíndola.

Na ocasião, os entes reguladores apresentaram as expectativas em relação à atuação da prestadora no atendimento às demandas dos consumidores goianos. Além disso, conheceram o modelo de gestão e planos de ação da concessionária, que assumiu, nesta semana, os serviços de geração e distribuição de energia no Estado de Goiás.

Os gestores da Equatorial apresentaram um plano de 100 dias, que inclui 2,3 mil ações mapeadas e 350 ações entregáveis. Destacaram ainda as áreas de atuação do grupo; os investimentos; o conceito de governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua evolução recente no grupo a partir de 2019; a preocupação ambiental; a inovação no atendimento aos usuários; as ações sociais e as características gerais da concessão no Estado de Goiás.

AGR

Durante a reunião, o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, explicou que Goiás apresenta uma diversidade regional que demanda uma gestão descentralizada e com certa autonomia para a busca de soluções mais assertivas.

“Embora haja uma concentração numérica de consumidores na capital, também há uma significativa e importante distribuição de atividades econômicas no interior do estado, sobretudo as relativas ao agronegócio. Por isso, a importância da descentralização para um atendimento mais ágil nas diferentes localidades”.

Wagner ressaltou ainda que a transparência é fundamental para uma adequada regulação. “A agência preza pelo diálogo e guarda positivas expectativas quanto à urgente e necessária melhoria na elevação dos indicadores de qualidade e atendimento. Em conjunto com a Aneel, vamos acompanhar a efetividade das ações propostas nesta etapa inicial”.

Equatorial

Para o superintendente de Regulação da Equatorial, Enio da Cunha Leal, a reunião teve um viés de alinhamento de expectativas e foi muito positiva.

“A gente entende que a agência tem um papel muito importante de cobrar, regular e fiscalizar. E a gente entende que esse papel é também oportuno, porque vai nos ajudar a identificar os problemas e buscar solução”, afirmou.

“Essa aproximação é bem-vinda. Essa reunião foi um pontapé para essa aproximação que queremos seguir nos próximos meses e em toda a nossa atuação”, disse.