Polícia encontra abatedouro clandestino de cavalos em Hidrolândia

No local, foi encontrado um cavalo recém-abatido parcialmente sem o couro, com a face, patas e vísceras exposta (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Hidrolândia, cumpriu dois mandados de busca e apreensão em um abatedouro clandestino de animais, situado na zona rural da cidade. A operação realizada nesta última quarta-feira (11/01) contou com o apoio da Polícia Militar de Goiás.

No local, foi encontrado um cavalo recém-abatido parcialmente sem o couro, com a face, as patas e as vísceras expostas. Havia no local, outro cavalo adulto pronto para o abate, além de um terceiro animal em condições de maus tratos, magro, sem acesso a água e amarrado de forma que dificultava a sua alimentação. Também foram encontradas máquinas de moer carne e de fazer linguiça.

Na casa do investigado, em Aparecida de Goiânia, foram encontrados cerca de 80 kg de carne suína que era misturada à carne de cavalo para disfarçar o sabor. Além disso, havia anotações de contabilidade do grupo criminoso, nas quais foi possível identificar possíveis compradores, entre restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

O autor foi identificado e seu carro, documentos e telefone celular, apreendidos, assim como o produto encontrado no local.

Ele ainda está respondendo a inquérito policial pelos crimes de maus tratos a animais com morte do animal, crime de construção de estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização legal.

Bem como pelo crime de vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo.

As penas somadas pode ultrapassar os 10 anos de prisão.