Doação de sangue: Hetrin recebe unidade móvel do Hemocentro

Unidade móvel vai receber doadores de sangue e cadastro para doação de medula óssea no Hetrin (Foto: Hemocentro)

O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) fechou nova parceria com o Hemocentro para estimular a doação de sangue. Na próxima quarta-feira (18/01), uma unidade móvel realizará coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea, das 8 às 16 horas, na unidade de Saúde do Governo de Goiás.

Os interessados em participar devem fazer agendamento por meio do telefone (62) 3121-5418.

A unidade móvel tem capacidade para fazer 120 procedimentos por dia, e o processo de doação inclui uma entrevista prévia. O procedimento dura cerca de 40 minutos.

Cada pessoa doa, em média, 450 ml de sangue, quantidade suficiente para auxiliar até quatro pessoas que precisam de transfusão.

Para garantir a segurança dos doadores, os cuidados com a higiene continuam intensificados no hospital, com oferta de álcool gel para todos. O uso de máscara em ambiente hospitalar também permanece mantido.  

Quem pode doar sangue

Os requisitos básicos para a doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos.

Menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis, e quem tem mais de 60 anos precisa ter realizado pelo menos uma doação até essa idade.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

A recomendação do Hemocentro-GO para as pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 é que fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de sete dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de dez dias após a completa recuperação.

Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem que verifica se o candidato está apto para fazer a doação de sangue.

Serviço

Coleta de Sangue e cadastro de medula no Hetrin
Endereço: Rua Padre Gebardo, nº139. Jardim Primavera. Trindade-GO.
Data: quarta-feira (18/01), das 8 às 16 horas
Agendamento: (62) 3121-5418 (haverá entrevista prévia)